terça-feira, 10 de setembro de 2013

Izaías define situação de Ambulantes



O Prefeito Izaías Régis (PTB) promove logo mais às 15h, em seu gabinete, uma reunião junto a uma comissão integrada por Vereadores, Secretários Municipais e Ambulantes que comercializam produtos nas avenidas Santo Antônio e Rui Barbosa. Em pauta a definição para um imbróglio que teve início na semana passada quando o Governo Municipal pôs em execução o Código de Posturas do Município e resolveu fazer uma limpeza geral no centro comercial da Cidade, relocando os ambulantes para outros locais.

Depois de manifestações e reuniões na Câmara de Vereadores, quando alguns vereadores saíram em defesa dos comerciantes informais, dentre eles Haroldo Vicente (PSDB); Luzia Cordeiro (PSB), Alcindo Correia e Gil PM (ambos PRB) e Sivaldo Albino (PPS), o Prefeito resolveu recuar e autorizou que o comércio voltasse ao normal até que o Encontro dessa tarde fosse realizado. 

Mas aqueles que esperam uma mudança de opinião de Izaías poderão se decepcionar. É que em entrevista veiculada na Marano FM, Régis sinalizou que não recuará de sua decisão, tornando o momento desta tarde na Prefeitura praticamente sem sentido. 

“Eu não tenho interesse em prejudicar nenhum trabalhador de Garanhuns, nem ambulantes, nem qualquer outro. O que estamos preocupados em ordenar a questão da mobilidade e acessibilidade urbana. Por causa de um nós não pudemos prejudicar mil. Nós esperamos que os ambulantes de Garanhuns sejam compreensivos, não sejam impositivos e que algumas pessoas que se aproveitam politicamente estão errados”, registrou o Prefeito, justificando em seguida a sua decisão: “nós estamos preservando a população. Se um botijão de gás explodir em plena avenida Santo Antônio...se um tonel daquele com água quente do carro que vende milho virar...nós não estamos preocupados em retirar os ambulantes e sim com a população que passa pelos ambulantes (...); nós estamos vivendo um momento em Garanhuns em que há uma desestruturação da Cidade. As pessoas fazem o que querem...dizem o que querem, não querem respeitar os outros”, profetizou Régis.

Mesmo sem citar o seu nome, Izaías fez criticas a atuação do vereador Sivaldo Albino, que desde o inicio da ação da Prefeitura se posicionou favorável aos ambulantes. “Não precisa fazer comoção social. Se aproveitar dessas pessoas que estão num momento de desespero”, cutucou Izaías, que ainda foi mais direto: “não queremos fazer politicagem, tirar fotos com ambulantes com vi nos blogs. Se aproveitando, se locupletando da desgraça alheira, porque é o momento em que acha que o voto é mais importante que a comunidade”, disparou o Prefeito.   

Mesmo se colocando a disposição dos ambulantes através do oferecimento gratuito de cursos de qualificação na área da construção civil, o Prefeito Izaías Régis deixa claro a decisão final que adotará na reunião desta tarde. “Não vou prejudica-los, agora, a Prefeitura de Garanhuns não pode fazer o social para 200 pessoas em detrimento a 135 mil habitantes que nós temos”, finalizou o Prefeito Garanhuense.