segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Professora é Símbolo da Luta contra o Câncer de Mama em São João


A Prefeitura de São João, através da Secretaria de Saúde, vem vivenciando o Outubro Rosa com diversas atividades. A Campanha, cujo objetivo é chamar a atenção da população quanto à importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero contará nestes dias 3 e 4, de novembro, com um reforço especial.

É que numa parceria com a 5ª GERES, o Município vai receber o programa Amigo do Peito. Trata-se de uma estrutura móvel equipada com um Mamógrafo Digital, que disponibilizará 80 exames de mamografia inteiramente gratuitos. “Estaremos nas próximas terça e quarta-feira atendendo na Praça de Eventos, das 8 às 16h, com mamografias para as mulheres com idades entre 50 e 69 anos, todavia, estamos disponibilizando diversos outros serviços para as mulheres de todas as idades, tanto nesse dia, quanto diariamente através das nossas Unidades de Saúde”, registra a secretária de Saúde de São João, Neide Cabral.

SÍMBOLO DA CAMPANHA – Além de disponibilizar exames com foco na Mulher, como Mamografias e o Papanicolau (exame que previne câncer de colo uterino), a Secretaria de Saúde de São João resolveu adotar como símbolo da luta da mulher contra o câncer a professora são-joanense Maria Alcione, que foi acometida pelo câncer de mama, mas que com o apoio da Saúde Municipal, de familiares, amigos e, sobretudo, da sua vontade de viver, vem vencendo a doença e vislumbrando a cura.

“Ela é um exemplo de luta e determinação contra o Câncer de Mama e representa a mulher de São João com muita garra e vontade de viver. Alcione mostra, a cada dia, que não devemos nos esconder ao tratamento, pois o Câncer não é o fim, mas o começo de uma luta, marcada sobretudo por vitórias e nós da Prefeitura estamos prontos para ajudar”, chama a atenção a secretária Neide Cabral.

“Desde quando descobri a doença, nunca me abati. Acontece com a gente! Aconteceu comigo! Nunca pensei que eu tivesse um dia câncer de mama e hoje estou com Ele aqui. Estou tratando! Estou curando! Então quero pedir a todas as mulheres que sempre procurem se tocar, procurem o médico, façam os exames, não só da mama, mas também do colo do útero. São exames acessíveis. Aqui mesmo em São João tem oito postos de saúde e todos eles fazem esse tipo de exame”, chamou a atenção à professora e estudante de Direito, Maria Alcione, que finalizou: “agradeço por estar sendo homenageada aqui no meu Município e que esse meu exemplo de superação e de coragem seja seguido por todas as pessoas acometidas pelo câncer, pois nessa vida devemos sempre escolher viver!”, complementou Maria Alcione. 

Clique em Player para ouvir as entrevistas com a Secretária de Saúde de São João, Neide Cabral, e com a professora Maria Alcione, símbolo do combate ao Câncer de Mama no município de São João: