quarta-feira, 28 de outubro de 2015

PROFESSOR DISPARA: “Não temos o que comemorar senhor Prefeito até porque nunca o senhor valorizou o Funcionário Público de Garanhuns”


Hoje, dia 28 de outubro é comemorado em todo o Brasil o Dia do Servidor Público. Em comemoração a data, o Governo de Garanhuns realiza logo mais às 14h, na Associação Garanhuense de Atletismo (AGA), uma festa com direito a bingo, sorteio de brindes, feijoada e apresentações musicais para todos os servidores efetivos, cargos comissionados e contratados.

“A dedicação de todos contribui para a construção de uma cidade melhor. Reconhecemos a importância desses profissionais e por isso preparamos essa festa em homenagem a todos”, ressaltou o secretário de Administração, Bruno Gomes, em material distribuído a Imprensa pela SECOM.

Mas segundo o professor Lincoln Cardoso, que atua na Escola Municipal Petrônio Fernandes, os servidores de Garanhuns não têm motivos para comemorar. Numa publicação em seu perfil no facebook e durante participação no programa ‘O Arraiá de Gláucio Costa’, da Marano FM, Lincoln disparou: “não temos o que comemorar senhor Prefeito até porque nunca o Senhor valorizou o Funcionário Público de Garanhuns!”, chamou a atenção o Professor.

Cardoso enumerou os motivos de sua bronca com a Administração Municipal de Garanhuns: “cadê o nosso Estatuto do Servidor para formalizar nosso Plano de Cargos e Carreira?”, indagou. “Foram feitas reuniões e fizemos e aprofundamos estudos sobre a reformulação do Estatuto e nada de Audiência Pública. Cadê o Pagamento de Insalubridade de 10 % ao grau mínimo aos Serviços Gerais e Merendeiros? E o Piso Salarial dos Professores de 13,01% linear? Cadê nosso Abono Educador, foi subtraído? Lembro que o Senhor (Prefeito) deu a palavra que seria linear, a Secretária de Educação falou que seria 13,01%, Vereadores bateram no peito e discursaram e mentiram e enganaram todos nós! Agora vem com essa de festa do servidor, com feijoada, sorteio de brindes e bingo”, chamou a atenção o Professor da Rede Municipal de Ensino.

Além de enumerar os motivos que o levam a acreditar que os Servidores Municipais de Garanhuns não têm o que comemorar hoje, o Professor Lincoln revelou a existência de um comunicado, enviado pela Secretaria de Administração e distribuído em todas as Escolas Municipais (imagem ao lado), que, segundo Cardoso, dá a entender que os Estagiários não têm o mesmo valor dos profissionais efetivos e contratados. “E pra acabar, excluíram os Estagiários do sorteio de brindes e o bingo. Eles só terão direito a feijoada. Será que o Estagiário só vale um prato de feijoada ou de comida? Mas pra assumir uma sala de aula, eles são servidores! Pra tapar buracos, que estão largamente abertos na educação, eles podem!”, finalizou Lincoln. (Reportagem: www.blogdocarloseugenio.com.br )

Clique em player e ouça a Entrevista do Professor Lincoln Cardoso ao Programa 'O Arraiá do Gláucio Costa', na manhã de hoje, dia 28:




A POSIÇÃO DA PREFEITURA – O Governo Municipal de Garanhuns, por meio da Secretaria de Administração e da Secretaria de Educação e Esportes, vem esclarecer pontos dos comentários feitos pelo Professor Lincoln Cardoso sobre o relacionamento do Governo Municipal com o servidor público.

Esta gestão vem ano a ano concedendo aumento ao servidor efetivo, em 2013 o percentual foi de 9% (nove por cento), cujo aumento foi acima da inflação. Em 2014 6% (seis por cento) e em 2015, mesmo com todas as dificuldades que é público e notório que os municípios vêm passando, a Prefeitura de Garanhuns deu aumento de 8% (oito por cento), dentro do índice de inflação, mas que mostra a preocupação deste Governo com o servidor, pois todos sabem que, por exemplo, no Governo do Estado, este ano o reajuste foi zero.  

Quantos aos profissionais do magistério todos os nossos professores recebem o piso nacional do Magistério. E sobre o abono educador que o Professor também menciona, ele é pago quando há sobra dos 60% do FUNDEB (Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica), porém até setembro o percentual de investimento já chega a 66,39%, sendo aplicado acima dos 60% para pagamento do Profissional de Magistério R$ 2.332.136,29 (dois milhões, trezentos e trinta e dois mil, cento e trinta e seis reais e vinte e nove centavos).

Ainda é importante esclarecer que quando o professor ressalta que a iniciativa da festa vem num ano de véspera de eleição, lança mais uma inverdade, já que essa festa, como é de conhecimento de toda a imprensa, bem como de todos os servidores, pois foi informado na época, estava toda pronta para ser realizada desde o ano passado, mas devido à mudança do feriado, na época para acompanhar o Estado, teve que ser cancelada. Esse Governo sabe muito bem separar o Institucional do Político, o que parece não ser uma qualidade do profissional em questão, já que vem buscando usar a categoria da qual faz parte, para como todos sabem, se lançar como candidato a vereador nas próximas eleições.   

É bom ressaltar também que o espírito de servidor público o qual ele tanto prega na oratória, não se ver na prática, já que vive tentando formas de se liberar do dia a dia do serviço público.

Sobre o que o profissional menciona sobre os estagiários, é importante informar que as cartelas do bingo foram geradas de acordo com a Folha de Pagamento, da qual os estagiários não fazem parte. Por isso mesmo foram geradas apenas as cartelas para os mais de 3400 servidores efetivos, contratados e cargos comissionados. Ou seja, se houve falha, foi operacional, mas jamais de caráter discriminatório, pois sabemos da importância da mão-de-obra dos nossos estagiários. Eles apenas não participarão do bingo, mas cada estagiário que chegar ao evento vai receber um número para participar dos sorteios dos diversos brindes doados pelos nossos secretários, prefeito, demais servidores e patrocinadores.  

Este Governo sabe bem a importância do servidor para a construção de uma Garanhuns melhor. E prioriza o seu quadro humano, mantendo salários em dia e pagamento de 13º adiantado, inclusive, o que todos sabem não ser a regra entre os municípios no momento de crise que vivenciamos. 

Portanto, sabemos que temos o que comemorar e vamos fazer isso juntos, como se deu a construção dessa festa, que foi sonhada, pensada e construída pelos servidores e para os servidores, com o aval e total apoio do servidor Prefeito Izaías Régis”.