segunda-feira, 12 de outubro de 2015

CESPE é escolhida para Organizar Concurso do INSS


Mais um passo foi dado para a realização do esperado concurso do INSS: o Cespe/UnB foi a banca escolhida para organizar o Certame. A partir dessa definição, os candidatos já devem focar os estudos no estilo de prova da banca, segundo especialistas. Serão 950 vagas ao todo, sendo 800 de nível médio, para o cargo de técnico do seguro social e 150 para analista do seguro social, que exige graduação em serviço social.

O Cespe é uma das bancas mais importantes e respeitadas do País. A organizadora ganhou reconhecimento não só por ser a responsável pela promoção de seleções públicas federais importantes, como a do Banco Central (Bacen) e do Tribunal de Contas da União (TCU), mas também pelo estilo de provas.

Com o tempo de estudo do conteúdo programático e análise e resolução de questões anteriores, o concurseiro ganha um olhar mais apurado, e passa a conseguir identificar onde a banca pode estar tentando enganá-­lo e ter uma noção maior sobre os conteúdos mais cobrados. "É imprescindível que o candidato pegue provas anteriores da banca em questão e observe como os questionamentos são feitos, qual o estilo de perguntas e observe que há uma lógica na estruturação da prova. Isso vai deixá-­lo mais confiante e evitar que ele caia nas cascas de banana típicas dessa organizadora", pontua o professor Marcelo Araújo, do CPMI Concursos.

O Cespe adota o modelo de questões assertivas no qual cada erro anula um acerto, o que o torna temida por muitos concurseiros. O professor de Direito Previdenciário Robson Carvalho, que leciona para 20 turmas de concurseiros que estão se preparando para o certame do INSS, explica que no caso desse tipo de questão, o candidato que está em dúvida ou não sabe a resposta deve evitar "chutar" uma alternativa qualquer. "Na dúvida é melhor não arriscar e deixar a afirmativa em branco. Chutes no escuro podem prejudicar muito o candidato, e fazer com que ele perca pontos preciosos". Na elaboração das avaliações, o Cespe é uma banca reconhecida por prezar pela interdisciplinaridade entre as questões e por valorizar o conhecimento e a capacidade interpretativa do concurseiro.

Segundo os especialistas em provas de concursos públicos, essa organizadora costuma sair do óbvio e exigir muita atenção dos candidatos. Em uma questão, muitas vezes apenas uma palavra muda todo o sentido da pergunta. Outra característica reconhecida do Cespe é a linguagem apresentada nas questões. Esse é mais um motivo para que o candidato conheça o estilo da prova. É importante se acostumar com essa característica para não temer a pergunta.

Além da estabilidade oferecida para quem ingressa no funcionalismo público, o certame do INSS agora traz um novo atrativo. Após uma paralisação de quase 80 dias, os profissionais do órgão conseguiram um reajuste salarial de 10,8% sobre o salário-­base, além de outras conquistas.