quarta-feira, 1 de abril de 2020

FEIRAS EM GARANHUNS: Empresa Concessionária e Feirantes devem adotar Medidas para evitar Aglomeração e possível contágio pelo Novo Coronavírus

 

Mesmo em meio aos riscos de contágio pelo Novo Coronavírus, através do Decreto nº 025/2020 e após contar com o aval do Ministério Público de Pernambuco, a Prefeitura de Garanhuns liberou a realização das feiras livres, exclusivamente para comercialização de gêneros alimentícios.

Todavia para que as feiras sejam realizadas com segurança para os consumidores e feirantes, a Empresa Concessionária da Administração das Feiras, bem como os Feirantes, deverão disponibilizar em cada banca da feira, álcool em gel 70%, permitindo que os consumidores higienizem as mãos. Ainda segundo a Prefeitura, visando evitar aglomerações por conta da pandemia do Novo Coronavírus, também devem ser adotar providências para que os feirantes e consumidores mantenham a distância mínima de segurança de um metro e meio, além de assegurar que todos os feirantes utilizem equipamentos de proteção individual e providenciem para que os utensílios necessários ao exercício das atividades sejam devidamente higienizados; bem como a higienização contínua das maquinetas de cartões de crédito, e das bancas. As medidas foram determinadas pelo Ministério Público de Pernambuco, através da Recomendação PGJ nº 19/2020.

A decisão de autorizar as Feiras livres foi tomada pelo Prefeito Izaías Régis (PTB), após contato com o procurador-geral de Justiça do Ministério Público de Pernambuco, Francisco Dirceu Barros. Com a medida, Garanhuns volta a contar com todas as suas feiras livres. Nas quintas, da Oliveira Lima (Heliópolis); o setor de Carnes do Mercado 18 de Agosto funcionará nas sextas e nos sábados; assim como o Mercado de Carne, da Ceaga, e a Feirinha da Boa Vista, que também funcionarão aos sábados. Já aos domingos acontecerão as feiras no Magano; na Duque de Caxias e na Cohab 3, bem como no distrito de Miracica.

OUTROS MUNICÍPIOS - Assim como em Garanhuns, as medidas também devem ser observadas nas feiras livres realizadas em todos os municípios pernambucanos. De acordo com o Prefeito Edimilson da Bahia, as feiras em Correntes deverão contar apenas com feirantes locais e uma equipe da Prefeitura vai monitorar as entradas e fiscalizar as Feiras, tanto na Cidade, quanto no povoado de Poço Cumprido.