segunda-feira, 6 de maio de 2013

Conferência em Garanhuns discute Reforma Urbana



Publicação do site oficial da 5ª Conferência Nacional das Cidades anuncia que Garanhuns sedia na próxima sexta-feira, dia 10, a etapa municipal do Evento. Trata-se de uma oportunidade para conhecer e debater sobre os principais problemas urbanos da Cidade, sendo a realização, preparatória para os encontros estadual e nacional.

Durante a Etapa Municipal deverão ser discutidos temas, como: a cidade com moradia digna, saneamento, mobilidade e planejamento urbano, entre outros relevantes assuntos. A 5ª Conferência Municipal da Cidade ainda não teve local e horário divulgados pelo Governo Municipal, todavia, deverá contar com a participação de representantes de entidades públicas, organizações da sociedade civil, líderes comunitários e membros da sociedade em geral.

De acordo com a Resolução Normativa nº 14, de 6 de junho de 2012, os municípios brasileiros tem até o próximo dia 1º de junho para realizar a Etapa Municipal. Constam no site da Conferência (http://www.cidades.gov.br/5conferencia/), o agendamento de datas em cerca de vinte, dos 185 municípios pernambucanos. Destaque para Jurema, Paranatama e Garanhuns, aqui no Agreste Meridional. 

A etapa estadual da 5ª Conferência das Cidades esta prevista para os dias 23, 24 e 25 de
setembro deste ano, em local a ser definido, na cidade do Recife. A Conferência Estadual foi convocada através da Portaria Nº 46, de 9 de outubro de 2012, publicada no Diário Oficial de Pernambuco do dia 10 de outubro de 2012.

Já a 5ª Conferência Nacional das Cidades “Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana já!”, será presidida pelo Ministro das Cidades e acontece em Brasília, no período de 20 a 24 de novembro. Estima-se que a conferência receba cerca de 3.000 participantes, sendo aproximadamente 2.681 delegados e 400 observadores, desses 1.689 são delegados eleitos nas Conferências Estaduais, 250 são delegados indicados pelo Governo Federal, 561 são delegados indicados pelas entidades membro do Conselho das Cidades e 181 são conselheiros do Conselho das Cidades de âmbito nacional, os chamados delegados natos.