domingo, 21 de fevereiro de 2016

Conselho Regional de Odontologia interdita Estabelecimento em Garanhuns


Após a Caravana da Saúde Bucal passar por Garanhuns nesta semana, a equipe de fiscalização do Conselho Regional de Odontologia (CRO-PE) continuou na Cidade e interditou um Laboratório de Prótese Dentária, no bairro Heliópolis. Por meio de denúncia, os fiscais do Conselho, junto à Vigilância Sanitária e a Polícia Civil, constataram que atendimentos à pacientes eram realizados sem um Cirurgião-Dentista registrado e sem nenhuma estrutura para realização de procedimentos odontológicos.

"Chegando ao local, constatamos que o local apresentava instrumentais de uso exclusivo da Odontologia, como fórceps, agulhas, materiais de implante, entre outras coisas. Isso já configura como exercício ilegal da profissão e por não ter um profissional Cirurgião-Dentista responsável pelo atendimento - este que é o único que pode realizar os procedimentos que estes materiais encontrados servem para", explicou Igor Morais, fiscal do CRO-PE.

Ainda de acordo com Morais, "como o local é um Laboratório de Prótese, o responsável está infringindo a lei que regulamenta o TPD, que é a Lei nº 6710, que estabelece no art 4º que deve ser tratado como exercício ilegal da Odontologia. Só pelos equipamentos exclusivos do Cirurgião-Dentista presentes aqui ele já se enquadra nessa situação e irá responder por isto".

A interdição do laboratório foi feita tanto pelo CRO-PE como pela Vigilância Sanitária com base em todas as evidências coletadas durante a ação. O local também não possuía alvará de funcionamento da Vigilância. (Com informações do Diário de Pernambuco)