quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Encontro entre Paulo Câmara, Izaías e Vereadores poderá diminuir Problemas da Saúde em Garanhuns


As dificuldades que a população de Garanhuns vem atravessando quando busca atendimento médico e hospitalar deve ser debatida pelo Prefeito e pelos Vereadores de Garanhuns numa audiência com o Governador Paulo Câmara. Essa é a opinião da maioria dos ouvintes que participaram na manhã de hoje, dia 10, do Programa Super Manhã, da Rádio Jornal Garanhuns.

Durante a programação conduzida pelo jornalista Aurimar Ferreira, foram levantados problemas relacionados à falta de médicos no Hospital Regional Dom Moura, de repasses para as Prefeituras e de remédios na Farmácia do Governo do Estado, bem como as dificuldades vivenciadas pelos cidadãos que procuram os serviços de Saúde ofertados pela Prefeitura de Garanhuns, sobretudo na marcação de exames e consultas com médicos especialistas, bem como na oferta de  medicamentos.

“Temos que ir para Caetés em busca de atendimento Médico”, relatou uma Ouvinte. “Nós temos que recorrer às farmácias para comprar remédios, mesmo sem a indicação Médica”, chamou a atenção outro ouvinte, expondo o grave risco da automedicação. Ainda durante o Programa, foi levantada a ideia de que o Prefeito Izaías Régis (PTB), se reúna com os Vereadores de Garanhuns para agendar um momento com o Governador, visando levar o problema vivenciado no Dom Moura, na tentativa de viabilizar a contratação de mais médicos para aquela Unidade Hospitalar, sobretudo Pediatras.


Caso a iniciativa seja viabilizada, sobretudo pelos Vereadores da Oposição, dentre eles, Sivaldo Albino, que é ligado politicamente ao Governador, também será importante abrir um debate quanto ao funcionamento da UPA 24 horas, que está sendo construída na Cohab 2, mas que corre o risco de não vir a funcionar.

O fato é que a demanda no Hospital Dom Moura é ampliada por conta da falta de um Hospital Municipal em Garanhuns. Segundo dados do Governo do Estado, 80% dos atendimentos no Hospital são de Garanhuenses. A UPA, cujas obras estão orçadas em quase R$ 2 milhões de reais (R$ 1.940,702, 91) e que tem capacidade para atender, em média, 300 pacientes por dia, suprirá parte dos atendimentos realizados pelo Dom Moura, melhorando consideravelmente a situação. Todavia, segundo o Prefeito Izaías Régis, "o custo para a manutenção mensal da UPA é de mais de um milhão de reais. Já o repasse do Governo Federal não representa 20% desse valor o que torna improvável que o Município consiga arcar com os custos”, pontuou Régis, sendo aí que entraria o Governo Estadual, dividindo os custos restantes com a Prefeitura.

Caso não seja viabilizado esse entendimento, a UPA, de solução, poderá se tornar um novo problema, já que ao invés de Garanhuns contar com um novo Hospital, vai passar a ter um prédio pronto, todavia sem atender a nenhum paciente. As obras da UPA 24 horas estão previstas para serem concluídas no próximo mês de julho.