segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

NA BASE DE PAULO CÂMARA: Álvaro Porto ressalta seu Compromisso com o Agreste


Depois de se filiar ao PSD e já estar integrado à base do Governo do Estado, o Deputado Estadual Álvaro Porto afirmou nesse domingo, dia 28, que mesmo estando na base não deixará de cobrar melhorias e apontar o que considerar falho na gestão de Paulo Câmara.

"Vamos continuar buscando mais eficiência na segurança e na oferta de água, melhorias para o funcionamento de hospitais e dos serviços de saúde. Continuaremos sendo a voz do povo do Agreste Meridional na Assembleia e dentro da base do Governo", pontuou o Deputado, que ao lado do Prefeito Genaldi Zumba, prestigiou a inauguração de um Posto de Saúde no município de São João.

Porto destacou a sua decisão pelo PSD foi tomada em sintonia com os Prefeitos, Vereadores e lideranças que respaldam sua atuação no Legislativo. "Isso significa dizer que os prefeitos que tentarão a reeleição que estiveram na oposição em 2014 estão conosco. É o caso dos gestores de Canhotinho, Felipe Porto; de Palmeirina, Renato Sarmento; de Angelim, Marco Calado; e de São João Genaldi Zumba", disse. "Do mesmo modo, pré-candidatos a Prefeito que também estiveram na oposição há dois anos estão apoiando nosso projeto. Entre estes estão Lucemar Dias, de Quipapá; Expedito Orlando, de Calçado; Nadir Ferro, de Terezinha; e Jadiel Braga, de São Caetano", acrescentou. "Por sua vez, Prefeitos que já eram governistas, a exemplo de Rossine Blésmany, de Lajedo; e de Agnaldo Inácio, de Jurema, passaram a reforçar nosso grupo. E o mesmo caminho vem sendo tomado por pré-candidatos a prefeito que já estavam na base, como é o caso de Ramiro Inácio, de Jupi", completou.

DOM MOURA E GARANHUNS – Indagado quanto à solução para o criticado serviço prestado pelo Hospital Dom Moura, Álvaro adotou postura semelhante àquela defendida pelo Governo Estadual e por seus aliados no Agreste, de que o principal problema para o funcionamento do Hospital Regional é a falta de um Hospital Municipal em Garanhuns. “Todas as cidades do Agreste Meridional tem Hospital e tem ambulância. Então uma cidade do porte de Garanhuns, poderia muito bem ter um Hospital Municipal para atender as pessoas do Município”, defendeu Porto.

Segundo dados do Governo do Estado, 80% dos atendimentos no Dom Moura são de Garanhuenses. A UPA 24 horas, que vem sendo construída em Garanhuns pela Prefeitura e cujas obras estão orçadas em quase R$ 2 milhões de reais (R$ 1.940,702, 91) e que tem capacidade para atender, em média, 300 pacientes por dia, supriria parte dos atendimentos realizados pelo Dom Moura, melhorando consideravelmente a situação. Todavia, de acordo com a Prefeitura o custo para a manutenção mensal da UPA é de mais de um milhão de reais. Já o repasse do Governo Federal não representa 20% desse valor o que torna improvável que o Município consiga arcar com os custos.

Indagado se estaria pronto para levar um pleito ao Governo do Estado no sentido de viabilizar uma gestão tripartite (Federal, Estado e Município), dividindo os custos de operação e garantir o funcionamento da UPA 24 horas, o Deputado pontuou: “Estou disposto a ajudar a população de Garanhuns e do Agreste (...); mas acredito que um Município do porte de Garanhuns tem condição sim de manter uma UPA. Ele tem condição de manter um hospital, quanto mais para manter uma UPA”, analisou Álvaro.   

SEM MÁGOAS DO PTB DE ARMANDO – Ainda durante a entrevista, que também foi veiculada no programa Falando com o Agreste, da Marano FM, o Deputado Álvaro Porto garantiu que deixou o PTB sem decepções e mágoas. "Comuniquei a presidência do PTB qual era a minha intenção (...); não tive sinalização nenhuma por parte do PTB para que continuasse no Partido (...); então resolvi seguir para o PSD, sem mágoa nenhuma do PTB”, registrou o Deputado Álvaro Porto.

Clique em Player para ouvir a Entrevista do Deputado na Integra: