sábado, 27 de fevereiro de 2016

Infestação de Aedes Aegypti bate recorde no Estado. Terezinha e São João apresentam maior índice no Agreste


Oitenta e quatro municípios de Pernambuco ligaram o sinal vermelho diante do registro de grande quantidade de focos de mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. Ou seja: 45% das 184 cidades apresentam número de insetos acima do tolerável pelos organismos internacionais e estão em situação de risco muito alto de surto de doenças.

É o que mostra o último Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), elaborado, em janeiro deste ano, pelas prefeituras e computado pela Secretaria Estadual de Saúde.

Dentre as Cidades com maior índice de infestação estão: Ferreiros, Surubim, Venturosa, São José do Egito, Flores, Sertânia, Santa Cruz da Baixa Verde e Frei Miguelinho. Segundo o estudo da Secretaria Estadual, aqui no Agreste Meridional, os municípios de Terezinha e São João são os que apresentam os maiores índices.


De acordo com o vereador Pierre Santiago, que preside a Câmara de São João, a existência de pneus na entrada da Cidade é um dos focos de proliferação do Mosquito (imagem ao lado). Ele denunciou o fato através do facebook, todavia, não revelou se levou o caso ao conhecimento da Secretaria Municipal de Saúde para que o problema fosse efetivamente solucionado. 

É importante registrar que o Combate ao Mosquito é responsabilidade de todos, independente de posições politicas, já que para o governo de Pernambuco, os dados do LIRAa de janeiro são muito preocupantes. “Nunca tivemos tantos Municípios com índice de infestação acima de 4%, o que é tolerado. Essa é a maior quantidade de cidades em situação de risco registrada desde 2012, quando começamos a fazer o levantamento em Pernambuco”, declara a coordenadora de Arboviroses da Secretaria Estadual de Saúde, Claudenice Pontes. As arboviroses são as doenças transmitidas por insetos.

DENGUE - Entre 3 janeiro e 13 de fevereiro deste ano, Pernambuco notificou 12.815 casos de Dengue e confirmou 1.476. Houve ocorrências em 158 Municípios. Isso representa um aumento de 119,51% em relação ao mesmo período de 2015, quando foram notificados 5.838 casos e confirmadas 2.935 ocorrências. Atualmente, Pernambuco investiga 25 mortes por Dengue. No mesmo período de 2015, houve a notificação de seis óbitos.

CHIKUNGUNYA - Entre 3 de janeiro e 20 de fevereiro, foram notificados 3.920 casos suspeitos de Chikungunya em 127 Municípios. Desse total, 154 foram confirmados e 291 descartados. Há um óbito em investigação. Em 2015, foram notificados 2.605 casos suspeitos, sendo 450 confirmados (3 importados, 2 no município de Iguaraci e 1 em Itaíba, todos com infecção no estado da Bahia; e 447 confirmados autóctones, sendo 220 na Região Metropolitana do Recife) e 589 casos foram descartados.

ZIKA – Já entre 3 de janeiro e 20 de fevereiro, foram notificados 2.840 casos suspeitos. Ainda não há confirmações de casos em 2016. Em 2015, desde o início das notificações obrigatórias (a partir de 10/12), foram notificados 1.386 casos. Em 2015, Pernambuco confirmou 46 casos em 20 Municípios.

Os exames foram feitos pelo Instituto Evandro Chagas (IEC/SVS/MS) e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz – PE/CpqAM) (Com informações do Blog do Magno)