terça-feira, 12 de março de 2013

Câmara e Instituto resgatam a História de Garanhuns



Um momento que marca o resgate histórico de Garanhuns. A frase sintetiza bem o que aconteceu na noite da última sexta-feira, dia 8, na Câmara de Vereadores de Garanhuns. É que uma sessão solene comemorou o Dia da Mulher e resgatou historicamente o dia 10 de março de 1811, em que a então Vila de Garanhuns, com status de cidade, foi criada pela corte de Portugal.

O professor e historiador José Cláudio Gonçalves, presidente do recém-criado Instituto Histórico e Geográfico de Garanhuns, apresentou documentos que remetem ao "Registro Civil" de Garanhuns: a Resolução Municipal nº 144, do então Prefeito Luiz da Silva Guerra, de 9 de setembro de 1950, e a Carta Régia do Príncipe Regente do Brasil, Dom João VI, de 10 de março de 1811. De acordo com a documentação, Garanhuns completou neste domingo, dia 10, duzentos e dois anos de fundação. Até este ano, o Município comemorou seu aniversário em 4 de fevereiro.

“Garanhuns não pertenceu a nenhuma Cidade. A ser elevada a categoria de Vila, ela ganhou toda uma organização e estrutura politica, jurídica e econômica, com a Câmara de Vereadores, a Comarca, a Cadeia, e tudo isso já caracteriza a condição de Cidade e, portanto, Garanhuns tem 202 anos”, registrou José Cláudio Gonçalves.

O Presidente da Câmara e membro do Instituto Histórico, o vereador Audálio Filho (PSDC) (foto), enfatiza que a apresentação dos documentos, marca um resgate histórico de Garanhuns. “É apenas um resgate, isso não tira a importância do dia 4 de fevereiro, como elevação a Cidade, mas é um ponto pacífico de que a criação do Município é mais importante que a elevação à Cidade”, pontuou Audálio.

Agora, acredita-se que o estudo apresentado na sessão solene da Câmara fundamente um Projeto de Lei do Poder Executivo, a ser apreciado pelo Legislativo Municipal, a fim de que a partir de 2014, Garanhuns possa comemorar o seu aniversário em sua real data: 10 de março. Também é importante que a história de Garanhuns se torne disciplina obrigatória nas escolas municipais.