sexta-feira, 22 de março de 2013

Izaías promove mais transparência nas licitações da Prefeitura



Numa parceria firmada com o Banco do Brasil, a Prefeitura de Garanhuns utiliza em seus processos licitatórios o Pregão Eletrônico – modalidade democrática que prima pela igualdade com as empresas licitantes. A forma de trabalho é inédita no governo municipal de Garanhuns e já conseguiu resultados importantes em 2013.

Em total transparência, recentemente, 16 empresas participaram de uma licitação para prestação de serviços vinculados ao fornecimento de medicamentos, materiais densos e descartáveis – que são utilizados nos postos de saúde e outros estabelecimentos ligados à Secretaria de Saúde. O novo formato conseguiu provar sua eficiência na quantidade de escolhidos, sendo, ao todo, 15 empresas. Este formato também é bastante eficiente na obtenção de melhores preços. O valor inicial estimado para investir na obtenção dos medicamentos foi diminuído em mais de 60%, gerando economia para os cofres públicos.

De acordo com o presidente da Comissão de Licitações e Contratos, Marcelo Gomes de Moura, a inovação na forma de contratar se firmou na competência da atual gestão pública. “Pela primeira vez, em Garanhuns, estamos vendo algo dessa dimensão. Continuaremos trabalhando da maneira mais limpa possível. Alinhados, servindo a população com qualidade”, destacou. De acordo com a Prefeitura, qualquer cidadão pode acompanhar as licitações de Garanhuns, através do site: www.licitacoes-e.com.br.

JORNAL OFICIAL – A próxima ação de transparência do governo Izaías Régis deve ser a edição do Jornal Oficial de Garanhuns. É que até hoje, dia 22 de março, o novo governo de Garanhuns ainda não distribuiu uma edição sequer do Jornal Oficial do Município.

Trata-se de uma ferramenta importante para a sociedade, que pode acompanhar a lista dos servidores nomeados em cargos de comissão, as gratificações concedidas, as contas do IPSG e os dados orçamentários, entre outros atos do Poder Executivo. O Jornal, que foi criado na gestão do ex-prefeito Silvino Duarte (PSDB), através da Lei nº 3188/2002, também traz informações sobre os atos da Câmara de Vereadores.

Nos Municípios que não possuem esse meio de divulgação, criado por Lei Municipal, é comum a publicação dos atos oficiais serem afixadas em murais, todavia tal ação prejudica o acesso da população as informações e inviabilizam a Transparência no Serviço Público.