terça-feira, 19 de março de 2013

Aterro Sanitário Coletivo vai atender sete Municípios do Agreste



Os prefeitos dos Municípios de Brejão, Bom Conselho, Iati, Saloá e Terezinha estiveram reunidos na última semana para discutir a implantação de Aterro Sanitário Coletivo visando acabar com os lixões naquelas Cidades. É que de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, até agosto de 2014, as cidades brasileiras terão que implantar espaços destinados à deposição final de resíduos sólidos gerados, bem como programas de coleta seletiva que valorizem o catador. A ação também beneficiaria a população de Lagoa do Ouro e Correntes.

Atualmente, o lixo gerado nas cidades tem destinos múltiplos. Em Saloá, o lixo é depositado num terreno cedido por Terezinha. O lixo gerado em Bom Conselho é jogado em um lixão nas imediações da PE 218. De acordo com o Prefeito de Saloá, o peemedebista Ricardo Alves, não é viável a instalação de Aterros em cada um dos Municípios, por isso o caminho é o Consórcio, uma forma de criar uma solução coletiva.

O encontro dos Gestores Municipais foi promovido pela empresa Eco-Trade. A ideia é instalar um aterro sanitário no município de Bom Conselho, com capacidade para absorver os resíduos dos demais municípios participantes do Consórcio. A empresa coordenaria e executaria o processo de instalação do Espaço. Um novo Encontro reunirá os Gestores e deve marcar o inicio do Projeto.  

OPINIÃO - Caso se confirme, a iniciativa trará benefícios para as cidades envolvidas no Projeto, haja vista que o Aterro Sanitário atende a todas as normas ambientais, sendo uma das formas mais adequadas para dar destinação final aos resíduos sólidos urbanos. A saúde pública e o meio ambiente agradecem.