quarta-feira, 20 de março de 2013

Zé Queiroz segue no comando do PDT e legenda morre lentamente em Garanhuns



O prefeito de Caruaru e presidente regional do PDT, José Queiroz, será reconduzido ao diretório nacional do partido na próxima sexta-feira, em Luziânia-CE, onde será realizada a Convenção Nacional da Legenda. A convenção do PDT vai reconduzir Carlos Lupi ao cargo de presidente e o ministro do trabalho, Manoel Dias, ao cargo de secretário geral. O vice-governador de Pernambuco, João Lyra Neto, não participará da convenção porque está de malas prontas para abandonar o partido. Ele vai para o PSB de Eduardo.

O Partido Democrático Trabalhista (PDT) entrou para a história política de Garanhuns depois de ter em seus quadros o ex-deputado José Cardoso. A legenda também contou com a ex-vereadora Margarida Cardoso. Em 2007, o Partido foi a opção do ex-prefeito Luiz Carlos de Oliveira, que deixou o PMDB para entrar na legenda do vice-governador João Lyra Neto e ficar mais próximo do Governo Eduardo Campos.

O PDT cresceu na cidade, tanto que teve em seus quadros de 2009 a 2012, o Prefeito, cinco Vereadores e praticamente todos os secretários municipais ligados ao partido de Leonel Brizola. Mas de nada adiantou e Garanhuns foi colocado em um plano secundário pelo Palácio do Campo das Princesas e pela direção regional da Legenda, que sequer viabilizou uma audiência do Perfeito da época com o Governador.

Atualmente, a participação do PDT no cenário político local se resume ao vereador Zaqueu Lins (foto), campeão de votos no último pleito, quando apoiou a candidatura do Humanista Zé da Luz. Por estar na base aliada do Governo do PTB, a expectativa é que Lins encontre um meio legal de migrar para outra Legenda, concluindo a melancólica derrocada trabalhista na Terra de Simoa Gomes.