domingo, 11 de outubro de 2015

Garanhuns passa a Integrar G20 Semiárido


Os Prefeitos de um grupo de municípios que puxa o crescimento do Semiárido decidiram formar o G20 Semiárido, um Fórum Permanente para o Desenvolvimento Regional que vai se reunir em Petrolina de 22 a 23 deste mês. O Evento vai reunir os Prefeitos e Secretários de 20 cidades. O secretário de Planejamento de Garanhuns, Hélio Faustino, participou do último encontro de formalização do Grupo.  

"Elas respondem juntas por um Produto Interno Bruto (PIB) de R$ 50 bilhões e reúnem 4,6 milhões de habitantes. No evento, teremos ainda as participações de representantes de centros de pesquisa, universidades, órgãos governamentais e atores sociais de todo País", afirma o prefeito de Petrolina, Julio Lóssio (PMDB), um dos idealizadores do fórum.

O PIB indica a geração de riqueza num determinado lugar. Os municípios que fazem parte do G20 Semiárido são: Arapiraca (em Alagoas), Feira de Santana, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso e Vitória da Conquista (na Bahia), Caucaia, Crato, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Maranguape, Iguatu e Sobral (no Ceará), Campina Grande e Patos (na Paraíba), Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe, Garanhuns e Petrolina (em Pernambuco) e Mossoró, no Rio Grande do Norte. Essas cidades se destacaram pelo crescimento nos últimos anos e se consolidaram como polos regionais em seus Estados. Entre os municípios que fazem parte do G20, o Ceará é o Estado com mais municípios.


A abertura do Fórum será no próximo dia 22, às 19h, no auditório do Senai, de Petrolina, com a conferência ‘O Novo Semiárido’, ministrada pela economista, socióloga e professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Tânia Bacelar. Durante o evento, os Prefeitos e Secretários dessas 20 cidades vão lançar a Carta do Semiárido, um documento apontando diretrizes que poderiam ser adotadas como indutoras de desenvolvimento para a Região.

Grande parte do desenvolvimento gerado nessas cidades polos foi capitaneado pela iniciativa privada. O objetivo do documento, segundo Lóssio, é tentar estabelecer um sincronismo nas políticas públicas municipal, estadual e federal. Ainda no dia 23, será realizada uma mesa redonda, a partir das 8h30min, com o tema Logística e Infraestrutura. 

Devem participar deste debate o secretário Nacional de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional, Irani Braga, o ex-­secretário de Planejamento de Campina Grande (PB), Érico Miranda e o atual presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal), Fábio Guedes. Na mesma manhã, será discutida as Cadeias Produtivas e Dinâmicas Econômicas, que contará com a presença do superintendente do Escritório de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene) do Banco do Nordeste (BNB), Francisco José Bezerra, entre outros. (Com informações do JC, de 11/10/2015)