domingo, 24 de março de 2013

Programa contempla criadores com a Distribuição de Cana



O Governo do Estado, sob a coordenação do IPA, em parceria com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, e a Prefeitura de Garanhuns, por meio da secretaria de Agricultura, junto aos Sindicatos Rurais e Associações, estarão cadastrando até a próxima quarta-feira, dia 27, os agricultores do Município.

A ação tem como objetivo fornecer aos criadores 35 kg de cana por animal, que serão utilizados para alimentar o rebanho. A expectativa é de que 3.952 bovinos sejam atendidos. Os agricultores cadastrados receberão a cana quinzenalmente, nos dias de sexta-feira, no parque de exposição de animais de Garanhuns ou na sede dos distritos de São Pedro, Iratama e Miracica.

O cadastramento será efetivado no Salão de Reuniões do Sindicato Rural Patronal (ao lado da Câmara de Vereadores de Garanhuns), no horário das 8 às 14 horas. É necessário levar documento com foto e declaração da ADAGRO, que consta o número de animais. As inscrições são limitadas levando-se em consideração a quantidade de animais a serem atendidos. Independentemente do tamanho do rebanho do criador o mesmo só poderá cadastrar o limite máximo de 30 animais dentro do Programa.

CONFIRA OS DIAS DO CADASTRAMENTO:

* Distrito de São Pedro, incluindo Sítio Belamente e Adjacências - DIA 25 DE MARÇO DE 2013 (segunda-feira).

* Distrito de Miracica, incluindo os Sítios Jardim, Mimosinho, Cachoeirinha do Jardim e Adjacências – DIA 26 DE MARÇO DE 2013 (terça-feira).

* Distrito de Iratama, incluindo os Sítios Castainho, Estivas e Adjacências – DIA 27 DE MARÇO DE 2013 (quarta-feira).

HOMEM DO CAMPO - Na próxima segunda-feira, dia 25, será lançado, a partir das 10h, em Garanhuns, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). O objetivo é incentivar a comercialização de produtos do campo, fortalecendo a agricultura familiar.

Atualmente, o PAA tem 36 agricultores cadastrados e funciona de maneira contínua. Nas segundas-feiras, o ponto de encontro dos fornecedores é na Central de Abastecimento de Garanhuns (CEAGA). Lá, funcionários da Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos e do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) fazem a compra direta para posterior distribuição em asilos, creches, escolas, fabricos e outras entidades beneficiadas.

Para participar do Programa, o agricultor deve ser identificado como agricultor familiar, enquadrando-se no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). A identificação é feita por meio de uma Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP).