quinta-feira, 21 de março de 2013

Gravatá vai quitar débitos da gestão anterior e Servidores de Correntes negociam pagamento de salários de dezembro



O prefeito de Gravatá, Bruno Martiniano (PTB) firmou acordo com os representantes dos funcionários públicos efetivos daquele Município visando quitar os salários atrasados relativos ao mês de dezembro do ano passado, parcelando em até quatro vezes.

A proposta apresentada pelo Prefeito e aceita pelos servidores é de sanar a dívida com recursos próprios do Município. Os parcelamentos irão acontecer da seguinte forma: até dois salários mínimos, o pagamento será feito em duas parcelas. De dois a cinco salários, pagamento em três vezes, e acima de cinco salários, pagamento em quatro vezes. De acordo com o Prefeito, os valores estarão disponíveis nas contas dos servidores a partir do dia 21 de abril.

Enquanto isso, aqui no Agreste Meridional, funcionários de vários municípios ainda lutam junto às prefeituras para receber os dias trabalhados em dezembro de 2012. Informações dão conta que em Iati, Capoeiras, Saloá, Caetés e Correntes ainda existem funcionários que não receberam os seus vencimentos, cuja responsabilidade foi dos Prefeitos que deixaram o Poder em 31 de dezembro último, mas que os atuais gestores herdaram.

Em Correntes, por exemplo, o servidor público Marcos Wanderlei, informou, através do Facebook, que os professores e o Sindicato dos Servidores resolveram recorrer ao Ministério Público para receber o pagamento de dezembro. De acordo com o servidor da Secretaria de Educação de Correntes, existe a possibilidade de que o Ministério Público peça o bloqueio de recursos do FPM, visando garantir o pagamento.

Antes da visita dos funcionários ao MP, o Prefeito Edimilson da Bahia (PSB) já havia apresentado duas propostas ao Sindicato. A meta seria pagar os salários do último mês da gestão Júnior Lúcio em 24 vezes ou aguardar a chegada do segundo semestre para que o número de parcelas fosse menor. A expectativa do Perfeito é de que os repasses do FPM sejam maiores entre julho e dezembro. 

Como contraproposta, os Servidores querem que os R$ 75 mil reais, que estão na conta do FUNDEB/Prefeitura de Correntes sejam pagos de imediato e o saldo restante seja quitado em duas ou três parcelas nos meses de maio, junho e julho. “Esperamos agora a compreensão por parte do Poder Executivo e que o mesmo aceite uma das duas propostas, pois estamos abertos e dispostos a contribuir dentro de nossas possibilidades”, registra o servidor Marcos Wanderlei, em sua postagem na rede social.