quarta-feira, 27 de março de 2013

Iati poderá ter Unidade de Tratamento e Beneficiamento de Lixo


Uma reunião realizada pela Comissão de Desenvolvimento do Agreste Meridional (CODEAM) na tarde desta terça-feira, 26, marcou o inicio do projeto de implantação de uma Unidade de Tratamento e Beneficiamento de Resíduos no município de Iati. 

A apresentação do Projeto, realizada pelo engenheiro florestal Flávio Correia, foi marcada pelas presenças do prefeito de Iati, Padre Jorge (PTB); a presidente da CODEAM e Prefeita de Jupi, Celina Brito (PDT); o prefeito de Águas Belas, Genivaldo Menezes (PT); o secretário Executivo da CODEAM, Eudson Catão; o vereador de Iati, Kêketa, além do secretário de Finanças de Paranatama, Jairo Teixeira.  

Trata-se de um consórcio a ser firmado junto às prefeituras dos municípios de Iati, Águas Belas, Saloá, Paranatama e Bom Conselho, através de uma Parceria Público Privada (PPP), junto a um conjunto de investidores internacionais. Os Municípios envolvidos enviariam os seus resíduos a Unidade e com isso se adequariam a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que prevê que até agosto de 2014, as cidades brasileiras terão que implantar espaços destinados à deposição final de resíduos sólidos gerados, bem como programas de coleta seletiva que valorizem o catador. Iati, por estar localizado numa área central, foi escolhido como Município Sede e poderá vir a abrigar a Unidade de Tratamento do Lixo gerado nas cidades participantes do Consórcio. 

Atualmente o município de Iati deposita o lixo gerado na cidade em seu Aterro Sanitário, que devido a sua utilização inadequada, se tornou inviável para o fim, tornando-se ao longo dos anos um lixão. “Com esta Unidade, os Municípios investirão no manejo do lixo e com isso terão a sua correta destinação. Os resíduos serão tratados, não poluindo o meio-ambiente, e apresentarão como sub-produto, o ferti-adubo e o material de queima, que gera energia. O Projeto é orçado em sete milhões de reais, tocado por um grupo de investidores internacionais, composto por americanos, franceses e holandeses, que desenvolveram a tecnologia e já trabalham em diversos estados Brasileiros”, registra o engenheiro Flávio Correia. Aqui em Pernambuco, os municípios de Caruaru, Palmares e Lajedo, já estão com projetos adiantados visando implantar Unidades semelhantes. 

As vantagens para os Municípios participantes do Consórcio vão desde a correta destinação dos resíduos, passando pela geração de empregos diretos e indiretos com a implantação da Unidade, além do recolhimento de tributos municipais e estaduais, como ISS e o ICMS sócio ambiental. 

Ao final do Encontro, os Gestores sinalizaram positivamente para a concretização do Consórcio e posterior implantação do Projeto. Os Prefeitos de Bom Conselho, Danilo Godoi (PSDB) e de Saloá, Ricardo Alves (PMDB), que não participaram do Encontro, serão consultados a respeito da Iniciativa e uma nova reunião será agendada para definir a Ação. 

“Trata-se de uma boa alternativa para resolvermos a problemática do lixo. O Projeto é viável, pois traz ganhos ambientais e, principalmente, possibilita a geração de trabalho para a nossa população e de renda para o Município através do ISS e ICMS sócio ambiental”, registrou o Prefeito de Iati, Padre Jorge.