segunda-feira, 22 de abril de 2013

Dom Moura pode sofrer Interdição Ética Parcial



O informativo semanal do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (SIMEPE), publicado na edição deste domingo, dia 21, do Jornal do Commercio, informa que o Hospital Regional Dom Moura pode vir a sofrer uma interdição ética parcial. Trata-se de um instrumento usado pelos Órgãos de Classe visando garantir, através das leis vigentes, as condições ideais de funcionamento das Unidades de Saúde.

É que na última quinta-feira, dia 18, representantes das entidades médicas, SIMEPE, CREMEPE e AMPE,  estiveram reunidos com alguns médicos que atendem no Dom Moura, discutindo os problemas que os profissionais e pacientes têm enfrentado diariamente naquele Unidade de Saúde.

Os Médicos denunciaram o déficit de recursos humanos de pediatras, obstetras, clínicos e cirurgiões; sucateamento dos equipamentos do bloco cirúrgico; escassez de insumos e sobrecarga de trabalho.

Hoje, segunda-feira, dia 22, as 19h, será realizada uma plenária extraordinária do CREMEPE, para avaliar a possibilidade de interdição ética parcial da Unidade. Já amanhã, dia 23, as 11h, na sede do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (CREMEPE), haverá uma coletiva de imprensa, quando será apresentada a situação do Dom Moura e o resultado da reunião entre os representantes das entidades médicas do Estado.

Ainda de acordo com o SIMEPE, as entidades médicas encaminharão cópia da fiscalização ao Ministério Público Estadual que deve solicitar a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Pernambuco a convocação de audiência pública para discutir a atual situação do Hospital Regional Dom Moura, que é referência para 21 municípios. Na sua emergência, a Unidade Hospitalar atende a mais de 13 mil pessoas todos os meses. Já no ambulatório, com 14 especialidades, o Hospital realiza 4 mil atendimentos mensais.