quarta-feira, 24 de abril de 2013

Eduardo dá a ordem: não rejeitar nenhum plano de trabalho dos Prefeitos Pernambucanos



Informações vindas de fontes palacianas constatam que comitê gestor do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal não criará nenhum entrave para aprovar os 425 planos de trabalhos apresentados pelas 184 prefeituras do Estado, apesar de ter fixado o dia 30 para divulgar o resultado.

Com esses planos, os prefeitos se credenciaram para receber os R$ 228 milhões disponibilizados pelo Estado. Assim, podem tirar do papel parte das promessas feitas durante a campanha, já que todos enfrentam dificuldades por conta da redução do repasse do Fundo de Participação dos Municípios.

As equipes que analisam os planos identificaram algumas imprecisões. As prefeituras que apresentaram projetos com algum tipo de inadequação serão chamadas para realizarem os ajustes. O comitê gestor, coordenado pelo secretário de Planejamento, Frederico Amâncio, estará atento, principalmente, à capacidade de execução das obras listadas pelas prefeituras. O Estado colocou explicitamente que elas devem ser concluídas em um ano, até porque o repasse do dinheiro será fundo a fundo, ou seja, sem burocracia. Ao final da obra, a prefeitura terá que dizer à população que o projeto foi executado em parceria com o Estado.

Aqui no Agreste Meridional, a maioria dos Prefeitos vai usar os recursos estaduais, que serão liberados em quatro parcelas, para pavimentar ruas. Apesar de não confirmar a informação, o Prefeito Izaías Régis (PTB), de Garanhuns, esteve visitando uma série de ruas, em diversos bairros da Cidade, que devem receber o beneficio. Em Brejão, o prefeito Ronaldo Ferreira (PTB) vai aplicar parte da verba na construção de dois Postos de Saúde, sendo um na comunidade de Baixa de Lama e o outro no Povoado de Santa Rita. O Prefeito de Iati, Padre Jorge (PTB), já decidiu que vai investir todo o recurso disponibilizado por Eduardo Campos em obras de captação e abastecimento d´água.