segunda-feira, 15 de abril de 2013

CGU implanta Programa para auxiliar Prefeitos e Presidentes de Câmara a cumprir as Leis de Transparência


O auditor do CGU, Abelardo Lopes/Foto: Robson Ferreira

A transparência e o acesso à informação estão previstos como direito do cidadão e dever do Estado na Constituição Federal e em diversos normativos, como a Lei de Responsabilidade Fiscal - LRF (Lei Complementar n.º 101/00), a Lei da Transparência (Lei Complementar nº 131/09), e, mais recentemente, a Lei de Acesso à Informação - LAI (Lei nº 12.527/11).

Com a aprovação da Lei de Acesso à Informação, o Brasil garantiu ao cidadão o acesso amplo a qualquer documento ou informação produzidos ou custodiados pelo Estado que não tenham caráter pessoal e não estejam protegidos por sigilo. O problema é que pouquíssimos Municípios brasileiros vem cumprindo a Legislação.

Aqui no Agreste Meridional, por exemplo, nem mesmo Garanhuns, a maior cidade da microrregião, disponibiliza as informações sobre a receita e a despesa em seu site oficial, o www.garanhuns.pe.gov.br. Já a Câmara de Vereadores sequer tem uma home-page on-line.

As prefeituras e Câmaras de Vereadores das cidades circunvizinhas, em sua grande maioria, sequer mantém um site no ar. Mas essa realidade deve mudar. Primeiro com orientação e depois com a autuação por parte da Controladoria Geral da União, do Ministério Público e do Tribunal de Contas, seja por demandas oficiais ou apurando denuncias dos cidadãos.

E que para auxiliar os Municípios na missão de ser transparente, a Controladoria Geral da União criou o programa Brasil Transparente, que tem por objeto o apoio à implementação da Lei de Acesso à Informação e a conjugação de esforços para o incremento da transparência pública e adoção de medidas de governo aberto.

Com a missão de difundir o Programa, o auditor da CGU, Abelardo Lopes, esteve em Garanhuns na última sexta-feira, dia 12, quando apresentou detalhes do Brasil Transparente a alguns Prefeitos do Agreste Meridional, durante reunião promovida pela CODEAM. “O CGU quer ajudar as Prefeituras e Câmaras Municipais a disponibilizar as informações na internet como preveem as Leis de Transparência, que obrigam os municípios a divulgar as suas receitas, despesas, enfim todas as suas ações”, registrou o Auditor do CGU, que informou: “aqueles que desejarem a CGU estará à disposição para ajuda-los a cumprir as Leis de Transparência, seja por meio de ações de educação presencial ou de educação a distância”, salientou Abelardo Lopes. 

Prestigiaram a apresentação do Programa apenas os prefeitos de Iati - Padre Jorge (PTB); Brejão - Ronaldo Ferreira (PTB); Terezinha - Alexandre Martins (PR); Jupi - Celina Brito (PDT); Águas Belas - Genivaldo Menezes (PT); Lajedo - Rossini Blésmany (PSD) e Jurema - Agnaldo Inácio (PR). O CODEAM possui cerca de 50 prefeitos associados.

Para maiores informações sobre o programa Brasil Transparente, acesse: http://www.cgu.gov.br/PrevencaodaCorrupcao/BrasilTransparente/index.asp ou entre em contato com a Controladoria Regional da União no Estado de Pernambuco, através dos telefones: (81) 3222-4460 / (81) 3423-5277 e (81) 3797-5446 (FAX), ou ainda envie e-mail para: cgupe@cgu.gov.br.