domingo, 21 de abril de 2013

Vereadores visitam FAMEG e unem forças para reabrir a Instituição



Vereadores de Garanhuns estiveram fazendo uma visita oficial, nesta última quarta-feira, dia 17, à Faculdade de Medicina, do grupo ITPAC, que aguarda o credenciamento do Ministério da Educação para reiniciar suas atividades.

A presidente da Comissão de Educação da Câmara, a vereadora Nelma Carvalho (PR), esteve acompanhada dos vereadores Paulo Leal (PSB), Luzia Cordeiro (PSB), Haroldo Vicente (PSDB) e do presidente da Casa Raimundo de Moraes, Audálio Filho (PDSC). Os representantes municipais foram recebidos pelo diretor da Instituição de Ensino, Márcio Quirino.

Durante o encontro, várias dúvidas foram tiradas, e encaminhamentos foram feitos para o apoio integral da nova legislatura municipal ao funcionamento da FAMEG.

Assuntos como a importância socioeconômica de um novo curso de medicina para Garanhuns e região deram a tônica do encontro. "Tivemos inscrições de todo o Brasil em nosso vestibular, mostrando a repercussão deste curso para a região. São pessoas que vêm estudar e, muitos deles, estabelecerão suas vidas aqui. Trabalhando, namorando, casando, investindo em nosso desenvolvimento. São jovens que trabalharão nesta área tão crítica como é o atendimento médico na região", registrou Márcio Quirino.

A FAMEG-ITPAC passou por várias vistorias do MEC, obtendo nota 4, numa escala que vai até 5. A boa impressão foi também identificada pelos vereadores, que visitaram todas as instalações da instituição. Salas de aula, biblioteca, laboratórios, salas especiais que cumprem todas as exigências do Ministério da Educação. Segundo Márcio, existem convênios com diversas instituições de saúde em toda a região, que adequa a quantidade de leitos por aluno, atendendo a mais esta exigência do Ministério da Educação.

"Precisamos fortalecer ainda mais a luta pela reabertura desta faculdade. E agora, depois desse encontro, vamos propor na Câmara e junto aos políticos que têm liderança em nossa cidade, que envidem esforços para vermos funcionando este grande investimento socioeconômico para nossa Região", afirmou a vereadora Nelma Carvalho.

"Ficamos felizes e tristes ao mesmo tempo. Primeiro vemos a Câmara cumprindo sua função de ir ao encontro das demandas de nosso Município. Os vereadores buscando agir nas necessidades, mas ao mesmo tempo, observarmos uma estrutura grandiosa como tem esta faculdade, com equipamentos que não se encontram facilmente nas universidades do país, desta forma, parados, sem utilização pelos jovens universitários de um curso como é medicina, que tem escassez de pessoal em nossa região, é de fato angustiante. Vamos debater, encontrar meios, juntarmos as forças com o executivo, já que o prefeito Izaías Régis também tem priorizado a FAMEG, para mostrarmos ao MEC a importância do funcionamento desta instituição de ensino para o interior do Nordeste", defendeu o presidente da Câmara, Audálio Filho.