segunda-feira, 22 de abril de 2013

Audálio firma parceria com CGU e Câmara sedia apresentação de Programa voltado as Leis de Transparência



Numa ação pioneira, o Presidente da Câmara de Garanhuns, o vereador Audálio Filho (PSDC) vem mantendo contatos junto a Controladoria Geral da União, através da Unidade Regional do Órgão Federal, visando firmar parceria e sediar no plenário da Casa Raimundo de Moraes um encontro reunindo auditores do CGU, Prefeitos e Presidentes de Câmaras das cidades do Agreste Meridional. Em pauta, a apresentação do programa Brasil Transparente.

O Programa tem o objetivo de auxiliar os Municípios na missão de ser transparente, implementando e cumprindo as leis: de Acesso à Informação, em vigor desde 2011, e da Transparência, instituída em 2009.

O Encontro deve acontecer no próximo mês de junho e vem sendo definido pelo vereador Audálio Filho e o auditor da CGU, Abelardo Lopes, que, recentemente,  esteve em Garanhuns quando apresentou detalhes do Brasil Transparente a alguns Prefeitos do Agreste Meridional, durante reunião promovida pela CODEAM.

“O CGU quer ajudar as Prefeituras e Câmaras Municipais a disponibilizar as informações na internet como preveem as Leis de Transparência, que obrigam os municípios a divulgar as suas receitas, despesas, enfim todas as suas ações”, registrou o Auditor do CGU, que informou: “aqueles que desejarem a CGU estará à disposição para ajuda-los a cumprir as Leis de Transparência, seja por meio de ações de educação presencial ou de educação a distância”, salientou Abelardo Lopes.

OPINIÃO – A iniciativa do vereador Audálio é digna de elogios. Não apenas por sediar o Evento, mas por oferecer também a infraestrutura necessária para sua realização, como a formatação dos convites aos Municípios. O Parlamentar, que vem se notabilizando por um dinâmico trabalho à frente do Legislativo Municipal, recentemente, propôs o fim da reeleição para os cargos da mesa diretora da Casa Raimundo de Moraes.   

SAIBA MAIS SOBRE AS LEIS DE TRANSPARÊNCIA: Com a aprovação da Lei de Acesso à Informação, o Brasil garantiu ao cidadão o acesso amplo a qualquer documento ou informação produzidos ou custodiados pelo Estado que não tenham caráter pessoal e não estejam protegidos por sigilo. O problema é que pouquíssimos Municípios brasileiros vem cumprindo a Legislação.

Aqui no Agreste Meridional, por exemplo, nem mesmo Garanhuns, a maior cidade da microrregião, disponibiliza as informações sobre a receita e a despesa em seu site oficial, o www.garanhuns.pe.gov.br. Já a Câmara de Vereadores, segundo o Presidente Audálio Filho, trabalha na conclusão do seu portal e deverá disponibilizar as informações a medida que seu site oficial entrar em operação.

As prefeituras e Câmaras de Vereadores das cidades circunvizinhas, em sua grande maioria, sequer mantém um site no ar. Realidade deve mudar. Primeiro com orientação e depois com a autuação por parte da Controladoria Geral da União, do Ministério Público e do Tribunal de Contas, seja por demandas oficiais ou apurando denuncias dos cidadãos.