terça-feira, 23 de abril de 2013

Governo do Estado qualifica agentes de Defesa Civil no Agreste



A Secretaria da Casa Militar, através da Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe), dá continuidade ao Curso Operacional de Proteção e Defesa Civil (COPDC) que qualifica Coordenadores e Agentes de Defesa Civil municipais. A partir desta terça-feira, dia 23, o curso será ministrado em Garanhuns reunindo membros da Defesa Civil dos Municípios Agrestinos. A solenidade de abertura acontece no auditório da CODEAM, a partir das 9h.

Durante o Curso serão abordados aspectos teóricos e práticos acerca da Defesa Civil como o histórico, atribuições nas diferentes esferas de governo, de acordo com a legislação vigente, sobre como funciona a política nacional, conceitos, manuais e as diferentes fases de atuação ligadas ao trabalho a ser desenvolvido em situações de desastres e calamidades. 

Os participantes irão receber orientações básicas a respeito das ações de Defesa Civil e como se preparar para enfrentar desastres naturais, seja estiagem, chuvas ou aqueles provocados por outros fenômenos como a erosão.

No segundo dia, as aulas serão realizadas na AESGA, das 9 às 17h. Na quinta-feira, os participantes realizarão uma dinâmica do programa Proteção e Defesa Civil nas Escolas, onde repassarão noções de Defesa Civil aos alunos de Educação Infantil (a partir dos 4 anos) e do Ensino Fundamental (até 14 anos) da Escola Municipal Padre Agobar Valença. Já no período da tarde, das 14 às 15h30mim, está prevista uma visita técnica na comunidade Liberdade, onde está localizada uma área de risco de acidentes por erosão.

Na sexta-feira, dia 26, o encerramento do Curso será realizado no Colégio Municipal, onde haverá a premiação dos três melhores desenhos dos estudantes que participaram do programa Proteção e Defesa Civil nas Escolas. 

Para este módulo são esperados representantes da Defesa Civil de 73 Municípios. Desses, 27 são convidados novos, previstos para este módulo do curso. Outros 46 são remanescentes das qualificações já realizadas e que não compareceram, sendo muitos deles, localizados aqui no Agreste Meridional: Águas Belas, Angelim, Bom Conselho, Brejão, Cachoeirinha, Caetés, Calçado, Canhotinho, Capoeiras, Correntes, Garanhuns, Iati, Jucati, Jupi, Jurema, Lagoa do Ouro, Lajedo, Palmeirina, Paranatama, Saloá, São Bento do Una, São João e Terezinha.