terça-feira, 23 de abril de 2013

Chuvas em maio, junho e julho deverão ficar abaixo do esperado, aponta previsão climática



As chuvas deverão ser abaixo do esperado para o setor leste do Estado de Pernambuco no período maio-junho-julho deste ano, segundo previsão dos meteorologistas dos Centros Estaduais de Meteorologia, do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Segundo o coordenador do Laboratório de Meteorologia do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Lamep/Itep), Wanderson Sousa, a temperatura da região do Oceano Atlântico Norte persiste com o aquecimento anômalo que tende a manter a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) mais ao norte de sua posição climatológica, reduzindo as chuvas na Região Nordeste do Brasil durante o próximo trimestre.

Nesse contexto, explica ele, a maioria dos modelos de previsão climática indica uma maior probabilidade de que as chuvas sejam abaixo do esperado para o setor leste do Estado de Pernambuco no período MJJ-2013, com as seguintes distribuições de probabilidades: na categoria abaixo da média climatológica (45%), na categoria normal (35%) e na categoria acima da normal (20%). Para o semiárido do Estado, a previsão é de que as chuvas fiquem em torno do esperado para o período. Já as previsões de temperaturas indicam maior probabilidade de serem acima da média climatológica para todo o Estado de Pernambuco, acrescenta o coordenador do Lamep/Itep.

Enquanto a meteorologia aponta o seguimento do quadro de dificuldades com a seca, religiosos continuam confiantes de que as chuvas, que timidamente chegaram aqui no Agreste Meridional, sejam intensificadas nos próximos dias, molhando a terra e se acumulando nos reservatórios. “Quando Deus quer, os estudos dos homens não servem. A oração é o caminho, pois só Deus pode nos ajudar nesse momento de dificuldade”, registrou um religioso, durante celebração aqui em Garanhuns.