terça-feira, 23 de abril de 2013

Prefeitos do Agreste realizam ações voltadas ao Abastecimento D´água



A chuva voltou, ainda tímida, mas já anima dez a cada dez moradores do Agreste Meridional. Mesmo com o fim da estiagem, o deficitário abastecimento d´água continua e em algumas cidades, os seus governantes, investem no setor, para amenizar o sofrimento da população.

Em Iati, o Prefeito Jorge Elias, o popular Padre Jorge (PTB), vai investir todo o recurso da quota-extra do FPM prometida pelo Governador Eduardo Campos em obras de abastecimento d´água. Ao todo, o Município que vive basicamente do Fundo de Participação dos Municípios, vai colocar, assim que forem liberados, os R$ 850 mil reais nos serviços. Na Cidade, a água passa até trinta dias sem chegar às torneiras. Já o bairro Bela Vista e os povoados de Quati e Santa Rosa, assim como as localidades rurais, são abastecidos por carros-pipa.  

Já em Águas Belas, a Prefeitura lançou na noite de ontem, segunda-feira, dia 22, a Operação Água Agora,  e pretende disponibilizar um número maior de carros-pipa que vão distribuir água a população que mora em áreas de até 62km do centro da Cidade. A Operação também prevê a perfuração de 40 poços artesianos nos próximos 60 dias, distribuídos em todo o território do Município governado pelo petista Genivaldo Menezes.    

Segundo a prefeitura da cidade, Águas Belas tem atualmente 45 mil habitantes e desde 2010 não registra um bom período chuvoso.  Ainda de acordo coma prefeitura, o município contava com 15 carros-pipa que distribuíam água, mas este número caiu para três, o que tornou a situação bem difícil entre os moradores.

Em Saloá, o último final de semana foi de festa na vila de Iatecá. É que numa ação rápida, contando com algumas máquinas e cerca de 50 operários, a Prefeitura levou água até as torneiras dos moradores da localidade. O próprio Prefeito, Ricardo Alves (PMDB), supervisionou as obras e vibrou junto com os moradores ao observar a chegada do líquido vindo da adutora localizada nas imediações da Vila.

"Sinto-me muito feliz em ver a felicidade no rosto de cada um de vocês. A partir de agora, todas as famílias de Iatecá terão água nas suas torneiras diariamente sem precisar mais de carros pipas”, discursou o Governante, que pretende viabilizar uma nova adutora nos próximos dias. O Sistema abastecerá a população do povoado São Serafim. (Na imagem, o Prefeito de Saloá, Ricardo Alves, vibra com moradora do povoado Iatecá).