sábado, 22 de novembro de 2014

Dilma chama Armando Monteiro para o Ministério


Essa é destaque no Jornal do Commercio:

“O anúncio de alguns dos novos ministros do governo Dilma Rousseff (PT) estava previsto para ontem, terminou não acontecendo, mas alguns nomes dos primeiros escolhidos para ajudá-la a gerir o Brasil já são dados como certos. Entre eles está o do senador pernambucano Armando Monteiro (PTB).

O petebista se reuniu com a presidente na manhã de ontem no Palácio da Alvorada e é apontado como novo titular do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, considerado o braço produtivo da equipe econômica do governo. Além dele, são especulados como novos ministros Joaquim Levy (Fazenda), Nelson Barbosa (Planejamento) e a senadora peemedebista de Tocantins Kátia Abreu (Agricultura).

Embora tenha se mostrado honrado com o convite, Armando não quis falar como ministro de Dilma. "Se alguém é chamado pela presidente e vai ao Palácio numa hora dessas, passa a estar cotado. Mas gente só é ministro quando o Palácio oficializa e anuncia. Não posso dizer que sou ministro. A única coisa que posso dizer é que estive com a presidente a convite dela", desconversou.

A avaliação é de que Armando Monteiro foi chamado para diminuir a desconfiança do setor produtivo com o governo. Ex-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI) de 2002 a 2010, o pernambucano conseguiu fazer o seu sucessor na entidade e tem bom trânsito com os empresários e a indústria. "O nosso governo precisava fazer alguns ajustes e a escolha de Armando, caso se confirme, mostra que não vamos simplesmente nos render ao mercado financeiro", avaliou o senador Humberto Costa (PT).

O Ministério chega às mãos de Armando Monteiro pouco tempo depois dele perder a disputa pelo governo estadual para Paulo Câmara (PSB). Além da capacidade técnica, a escolha do petebista se deve à fidelidade que ele teve com Dilma mesmo quando o PTB decidiu apoiar a candidatura do senador Aécio Neves (PSDB-MG) à Presidência da República. "É um sinal que Dilma vai ter um olhar para Pernambuco. O Estado e o Nordeste têm muito a ganhar. É uma manifestação de prestígio", destacou Humberto.

Ontem também surgiram especulações de que o deputado federal Fernando Ferro (PT), que não conseguiu se reeleger este ano, seria chamado para o Ministério do Meio Ambiente. A informação foi desmentida por Humberto Costa. "Neste momento, a presidente Dilma Rousseff está cuidando da equipe econômica e da parte política. Outros ministérios serão vistos mais para frente", disse”. (Franco Benites – Jornal do Commercio – 22/11/2014)

ARMANDO SERÁ A PONTE – “Ao escolher o senador Armando Monteiro para ser ministro do Desenvolvimento, a presidente Dilma Rousseff sinaliza, inicialmente, para o setor empresarial, uma vez que ele tem forte vínculo com a categoria. Foi, inclusive, presidente da Confederação Nacional das Indústrias e elegeu o sucessor.

Dilma também acena para o PTB nacional, mesmo que Armando não tenha uma relação próxima com a cúpula. A sua escolha, no entanto, favorece uma reaproximação do PTB com a base do governo. Na campanha, a sigla estava no palanque de Aécio Neves. 

O fato de Armando integrar o primeiro escalão do governo federal também tem forte repercussão no cenário político de Pernambuco, até porque se comenta que foi uma escolha pessoal de Dilma, que contou com o aval do ex-presidente Lula. Armando se fortalece, após ter sofrido uma derrota acachapante para o PSB na disputa pelo governo estadual. Agora, ganha cacife para ser a ponte entre o governo federal e o Estado, ainda mais porque o BNDES, um dos principais investidores de projetos públicos, está ligado ao seu ministério. Nos dois governos de Lula, Eduardo Campos era o interlocutor. Continuou assim em parte da primeira gestão de Dilma até ele romper com o PT. 

O lugar de Eduardo deve ser ocupado por Armando. O PT local pode ficar a reboque”. (Sheila Borges – COLUNA PINGA-FOGO – Jornal do Commercio – 22/11/2014)