sexta-feira, 28 de novembro de 2014

JC publica que Garanhuns quer ser a ‘Gramado do Nordeste’


Essa é destaque no Jornal do Commercio:

“A cidade das flores transformou­se em cidade dos ursos de pelúcia para criar o Natal luz: sonhos de criança. Esse é o tema da decoração natalina de Garanhuns, no Agreste, inaugurada ontem à noite com um show de fogos de artifício, apresentação do grupo Bailart Cia. de Dança e da Orquestra Manoel Rabelo em frente ao Palácio Celso Galvão, sede da prefeitura.

No início da semana, o furto de dois ursinhos que compunham a decoração provocou muita reação nas redes sociais, mas a prefeitura minimizou a questão. "Espalhamos cerca de quatro mil ursos de pelúcia de vários tamanhos em diversos pontos da cidade. Desapareceram apenas dois, de 15 centímetros cada um, na última terça­feira. Não é muito relevante", disse a secretária de Turismo, Gerlane Melo. Como o caso teve muita repercussão, estão sendo feitas campanhas nas rádios locais e nas redes sociais, incentivando a população a fiscalizar a decoração. "Por mais que haja segurança, sempre ocorre algum vandalismo", argumenta.

Os ursos que despertaram tanta cobiça foram confeccionados por artesãos locais e remetem ao desejo de aconchego, segundo a secretária. Ela revela que a festa da cidade tem o aspecto religioso e o lado mais comercial, representado pelo ato de presentear. Por esse motivo, na Avenida Santo Antônio, onde o comércio se concentra, foi instalada a casa de Papai Noel. Essa via também receberá o desfile de Natal, novidade deste ano. "Queremos ser a Gramado do Nordeste", resume Gerlane, referindo­se à cidade gaúcha com tradição de promover o Natal de Luz.

Ao lado do principal cartão­ postal da cidade, o relógio das flores (todo decorado com ursinhos), foi instalada uma pequena roda­ gigante. As árvores estão enfeitadas com grandes laços e iluminadas por lâmpadas de LED. No Espaço Colunata, na concorrida Avenida Santo Antônio, ainda tem a Árvore Cantante, estrutura de ferro onde os corais vão se apresentar.

Durante os festejos natalinos, haverá mais de 100 apresentações culturais. E a festa não se limita somente à zona urbana. O Natal Itinerante vai até os distritos de Iratama, Miracica e São Pedro. A programação continua até o dia 31 de dezembro, mas a decoração só será retirada no Dia de Reis, em 6 de janeiro. Quem quiser mais informações sobre as atrações deve acessar o site www.garanhuns.pe.gov.br/programacao­natal­luz/”. (Jornal do Commercio - 28/11/2014)