terça-feira, 11 de novembro de 2014

Secretaria Estadual de Saúde descarta possibilidade de caso de Ebola em Caruaru


A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco desconsiderou a possibilidade de caso de ebola em Caruaru. Na manhã desta terça-feira, dia 11, um homem deu entrada na Policlínica do Vassoural sentindo dores no corpo e febre. De acordo com o gestor da IV Gerência Regional de Saúde (Geres), Djair de Lima, o descarte ocorreu "não por exames laboratoriais, mas devido aos critérios do protocolo clínico do Ministério da Saúde", explica.

Ainda segundo ele, o paciente "veio de uma região onde não há registros de ebola e também não teria tido nenhum contato com  pessoas infectadas". O gestor também explicou ao G1 que o homem fez um exame que apontou resultado negativo para malária, uma das hipóteses. "O exame foi feito por um biomédico sanitarista da IV Geres. Pretendemos transferir o paciente ainda hoje para o Hospital Oswaldo Cruz, no Recife, que é referência em Infectologia. Lá ele deve realizar outros exames para identificar o tipo de doença", diz.

ENTENDA O CASO - O homem deu entrada na Policlínica do Vassoural sentindo dores no corpo e febre. Segundo um funcionário da unidade de saúde, que preferiu não se identificar, o paciente teria vindo recentemente da Guiné Equatorial. Uma coletiva de imprensa deve ser realizada ainda nesta terça-feira para informar os procedimentos preventivos que foram realizados. (Com informações do G1/Caruaru)