segunda-feira, 17 de novembro de 2014

PT estadual vai expulsar "infiéis". Bartolomeu e Rosa Quidute devem seguir na Legenda


O PT de Pernambuco anuncia, hoje, a expulsão, suspensão ou advertência de mais de 100 petistas, acusados de infidelidade partidária nas eleições estadual e presidencial deste ano. A resolução da direção está pronta e será lida na reunião da executiva, a partir das 18 horas, convocada para tomada de posição e de medidas contra os "infiéis". Uma expulsão em massa é um fato inédito no PT estadual.

Na resolução que será divulgada hoje, a expulsão - medida mais extrema do estatuto e do código de ética - atinge dirigentes estaduais e municipais, três prefeitos, um vice-prefeito, uma ex-vice-prefeita e vereadores. Oficialmente, o estatuto do PT não permite expulsão coletiva (desfiliar em massa), ao estabelecer que os casos - mesmo em único episódio - sejam julgados individualmente e se avalie o grau de responsabilidade de cada um. Os enquadrados terão prazo de dez dias para a defesa. Alguns, por relação pessoal, estão sendo aconselhados a pedir para sair.

Aqui em Garanhuns, o caso do ex-prefeito Bartolomeu e a sua esposa, a Vice-prefeita Rosa Quidute (ambos do PT), ao que tudo indica está pacificado. Em contato com o Ex-prefeito no inicio desta tarde, o Blog apurou que Quidute já manteve diálogos com membros do PT nas esferas local e estadual, e que os políticos garanhuenses devem seguir na Legenda.

Por questões locais (rompimento com o Prefeito Izaías Régis), Bartolomeu e Rosa decidiram não apoiar a candidatura do senador Armando Monteiro (PTB) ao Governo do Estado, mas votaram e fizeram campanha para Dilma nos dois turnos da eleição presidencial e de quebra ainda apoiaram o deputado Federal Pedro Eugênio, um dos líderes do PT no Estado. “Não seguimos um Estadual do PT porque sempre defendemos que Garanhuns precisa formar suas próprias lideranças, então resolvemos apoiar Gersinho Filho”, pontuou Bartolomeu, que também integra o diretório local do PT.