terça-feira, 25 de novembro de 2014

PERNAMBUCO: Violência contra a Mulher em Queda


Depois de oito anos da criação da Lei Maria da Penha, o Estado de Pernambuco apresenta queda no número de assassinatos de mulheres. Em 2013, foram registrados 5,2 homicídios de pessoas do sexo feminino por 100 mil mulheres. Em 2006, a taxa era de 7,2. Outro dado que mostra declínio desses crimes vem de janeiro a outubro deste ano, quando foram assassinadas 187 mulheres no Estado – uma queda de 8,5% em relação ao mesmo período do ano passado.

Esses números foram apresentados ontem pela Secretaria da Mulher de Pernambuco (SecMulher/PE) para marcar o Dia Internacional de Combate à Violência contra as Mulheres. Os resultados vêm dos R$ 55 milhões investidos para aplicar a Lei Maria da Penha no Estado. O trabalho ganhou reforço, há dois anos, com a criação da câmara do Pacto pela Vida voltada para combater esse tipo de violência.

“Desenvolvemos ações para combater agressões dessa natureza, inclusive nas comunidades rurais, onde as vítimas não conseguem apoio para sair do ciclo de violência”, ressalta a diretora de Enfrentamento da Violência de Gênero da SecMulher/PE, Fábia Lopes.


Desde setembro, dois ônibus circulam em áreas rurais de municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR), da Zona da Mata e do Agreste. “Nesses lugares, precisamos levar orientação sobre os tipos de violência. Muitas mulheres são agredidas, sofrem e nem percebem que vivenciam um ciclo de constrangimento físico ou moral”, diz Fábia. Ela informa que, em 2015, será implementada a campanha Maria da Penha vai à Escola.

Entre os serviços que ajudam a combater a violência contra a mulher, estão às patrulhas Maria da Penha. No total, três viaturas atuam diariamente, das 8h às 22h, no Grande Recife e uma em Caruaru. Também depois da criação da Lei Maria da Penha, o número de delegacias de atendimento ao público feminino saiu de 4 para 10. Estão no Recife, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, Paulista, Vitória de Santo Antão, Goiana, Caruaru, Surubim, Garanhuns e Petrolina. Os municípios de Ipojuca, Ouricuri, Afogados da Ingazeira e Salgueiro ganharão brevemente suas unidades.

Ao longo do último ano, das 4.697 mulheres atendidas nas delegacias especializadas, 3.558 foram visitadas pelas patrulhas, o que significa um alcance de 76% das vítimas. (Com informações do Jornal do Commercio de 26/11/2014)