sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Prefeituras ignoram o Facebook. Onze Municípios do Agreste Meridional ainda estão fora da maior rede social do Mundo


É difícil encontrar hoje em dia quem esteja alheio à internet e às redes sociais. Mas para algumas prefeituras pernambucanas o mundo digital praticamente inexiste. A cientista política Raquel Lins, autora do projeto Orbe Político, fez um estudo em que aponta a distância das gestões municipais de simples ferramentas tecnológicas de comunicação.

Praça Central de Angelim.
Segundo o levantamento, 70 das 185 prefeituras não contam com página ou perfil no Facebook. Dessas 70, pelo menos 50 sequer têm websites ou, quando têm, apresentam páginas desatualizadas. Aqui no Agreste Meridional as prefeituras de Angelim, Caetés, Canhotinho, Capoeiras, Calçado, Cachoeirinha, Ibirajuba, Jucati, Jupi, Lagoa do Ouro, Saloá e Terezinha ainda estão fora da rede social Facebook.

De acordo com Raquel Lins, a ausência das prefeituras no ambiente online representa mais do que um pequeno desleixo administrativo. "Nas cidades onde a prefeitura não tem perfil nas redes sociais ou não tem website fica difícil para os moradores encontrarem notícias sobre obras ou chamadas para audiências públicas. De certa forma, essas prefeituras acabam se tornando fantasmas", aponta.

Principal acesso de Caetés.
A cientista política reconhece que muitos pernambucanos, sobretudo no interior, ainda não têm acesso à internet. No entanto, afirma que esse fator não pode ser usado como justificativa para que as prefeituras deixem de alimentar informações de forma online. "Qualquer pessoa ligada à prefeitura pode criar uma página na rede social. É rápido, fácil e não deixaria de informar à população. As gestões precisam fazer audiências públicas todos os anos. Como elas convocam a população? Apenas a partir de carro de som?", questiona.

Portal de acesso a Lagoa do Ouro.
Ainda segundo Raquel Lins, algumas administrações municipais pecam por atuar nas redes sociais com o foco no gestor público e não na prefeitura em si. Esse é o caso de Floresta, no Sertão pernambucano. "A cidade não tem perfil oficial no Facebook, mas na minha página pessoal estão informações sobre ações da prefeitura", defendeu a prefeita Rorró Maniçoba (PSB).

O perfil pessoal da socialista divulga ações de sua gestão como programas de saúde, cursos de qualificação profissional e obras de infraestrutura, mas o traço da impessoalidade administrativa se perde em meio a postagens de cunho mais político. No dia 17 de outubro, por exemplo, Rorró convidou os moradores de Floresta a participarem da "festa da vitória" de dois representantes da cidade eleitos este ano - um deles, Kaio Maniçoba (PHS), eleito Deputado Federal e que é  filho da Prefeita. (Com informações e imagem do Jornal do Commercio de 14/11/2014 - Franco Benites)