quinta-feira, 13 de novembro de 2014

CONTAINERS DE COLETA DE LIXO SÃO HIGIENIZADOS EM GARANHUNS. Prefeitura informa que Recipientes pertencem a LOCAR e que serão instalados, também, nos bairros Periféricos


A Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Serviços Públicos e Obras, iniciou, no último mês de julho, a implantação de containers na Cidade. Os Recipientes garantem segurança, agilidade e mais higiene ao processo de limpeza urbana. Neste mês de novembro, os 270 depósitos estão sendo higienizados.

O serviço de limpeza inicia durante o período noturno e conta com o apoio de dois caminhões: um deles realiza o recolhimento do lixo (contido no container), e outro caminhão, equipado com braços robotizados e uma cabine de limpeza, promove a higienização do Equipamento.

De acordo com informações da Prefeitura, atualmente 270 containers estão a serviço da população nas avenidas centrais de Garanhuns. A expectativa é que outros 1.230 depósitos sejam distribuídos na Cidade, sobretudo nas áreas periféricas, todavia, segundo a Secretaria de Serviços Públicos e Obras, esse processo se dará de forma gradativa.


Com a instalação dos recipientes, parte da mão de obra de pessoal que atuava somente na coleta, foi relocada para atuar, também, em outras atividades básicas de limpeza urbana, como capinagem e limpeza de cursos d´água. “É que com os containers, o processo de pegar as sacolas de lixo é facilitado. O lixo não fica mais espalhado e toda a Cidade ganha, ficando mais higiênica, evitando a proliferação de insetos e entupimentos de bueiros, por exemplo. Nossa meta é continuar cuidando da operacionalização dessa coleta consciente”, ressalta o Prefeito de Garanhuns, Izaías Régis.

É importante registrar que ao contrário do que se especula na Cidade, os containers não foram adquiridos e nem são alugados pela Prefeitura junto a Empresa LOCAR. Segundo informações do supervisor da LOCAR, Carlos Anderson, enviadas ao Blog do Carlos Eugênio por intermédio do Governo Municipal, os equipamentos pertencem a Empresa e “vêm sendo utilizados na Cidade a título de experiência, sem custos ao Município”. Vale registrar que a Empresa LOCAR opera no município de Garanhuns há cerca de 14 anos.

LICITAÇÃO PARA LIMPEZA URBANA – Está previsto para o próximo dia 16 de dezembro, o realização do Processo Licitatório nº. 097/2014 - PMG, cujo objeto destina-se a contratação de empresa especializada em engenharia sanitária, para executar os serviços de limpeza urbana aqui em Garanhuns. 

O Edital da Concorrência Nº 011/2014-PMG, esta disponível na Comissão de Licitação da Prefeitura de Garanhuns, que fica localizada na rua 13 de maio, s/nº Sala 04 bairro Santo Antônio, Anexo ao Antigo Fórum.