domingo, 20 de novembro de 2016

PROBLEMA AMBIENTAL E DE SAÚDE PÚBLICA: Cidadão e Vereadora denunciam existência de Lixão próximo a Loteamento em Correntes


A existência de um lixão nas proximidades de um Loteamento recentemente inaugurado vem chamando a atenção da população de Correntes. É que segundo o cidadão Fábio Júnior, morador daquele Município, a destinação final do lixo está gerando problemas ambientais e de saúde pública para os moradores da área.

De acordo com o Cidadão, que enviou fotos e vídeos da situação ao Blog do Carlos Eugênio, o lixão formado nas imediações do Loteamento dos Vicentinos é de responsabilidade da Prefeitura, que vem depositando no local, distante cerca de 2km da sede de Correntes, todo o lixo coletado na Cidade, nos Distritos e nos Povoados.  

A informação de Fábio Júnior foi ratificada pela Vereadora Reeleita Ocione Barbosa (PR), que faz oposição ao Governo Edimilson da Bahia (PSB) na Câmara Municipal. “Os moradores estão sofrendo! É um descaso ao meio ambiente e a saúde pública, pois os dejetos são colocados nesse local há mais de 3 anos”, chamou a atenção a Parlamentar.


Pelas imagens enviadas ao Blog (acima) é possível constatar que o lixão fica localizado bem próximo as casas, que segundo Fábio Júnior e Ocione Barbosa, recentemente foram entregues as famílias atingidas por uma enchente na Cidade em 2010. Trata-se do Loteamento Ronaldo Nestor Borges do Amaral, cuja construção foi viabilizada pelo Governo Federal, através da Caixa, em parceria com o Governo de Pernambuco e a Prefeitura das Correntes.

O Blog do Carlos Eugênio manteve contato com o Prefeito Edimilson da Bahia. Ele registrou que a Prefeitura já vem trabalhando para solucionar o problema e erradicar o lixão “o quanto antes”. Ainda segundo da Bahia, os resíduos coletados no Município vêm sendo colocado na área “de forma provisória”. 

Quanto à questão das casas, o Prefeito Correntino ressaltou que elas “ainda não tem moradores e estão em fase de acabamento”. O Prefeito também ressaltou que “a empresa que venceu o processo licitatório, está em fase de conclusão (das obras) para que essas casas sejam entregues as pessoas contempladas que já estão cadastradas e devidamente regulamentadas”. Ele também garantiu: “não tem moradores ainda nessas residências e esse lixo será retirado o quanto antes, pois a Prefeitura está tomando todas as medidas cabíveis para que este problema seja resolvido”, finalizou o Prefeito Edimilson da Bahia. 

Vale registrar que uma Medida Provisória expedida pela Presidência da República e aprovada no Congresso Nacional prorrogou o prazo para os Municípios erradicarem os lixões e implantarem políticas públicas de gestão de resíduos sólidos até agosto de 2018. Esse prazo se expirou em 2014, mas foi prorrogado, haja vista que 3.500 Municípios não cumpriram a medida.

Clique em player e ouça a posição do Prefeito Correntino na Íntegra: