De acordo com o Cidadão, que
enviou fotos e vídeos da situação ao Blog do Carlos Eugênio, o lixão formado
nas imediações do Loteamento dos Vicentinos é de responsabilidade da
Prefeitura, que vem depositando no local, distante cerca de 2km da sede de
Correntes, todo o lixo coletado na Cidade, nos Distritos e nos Povoados.
Pelas imagens enviadas ao Blog (acima) é possível constatar que o lixão fica localizado bem próximo as casas, que segundo Fábio Júnior e Ocione Barbosa, recentemente foram entregues as famílias atingidas por uma enchente na Cidade em 2010. Trata-se do Loteamento Ronaldo Nestor Borges do Amaral, cuja construção foi viabilizada pelo Governo Federal, através da Caixa, em parceria com o Governo de Pernambuco e a Prefeitura das Correntes.
O Blog do Carlos Eugênio manteve contato com o Prefeito Edimilson da Bahia. Ele registrou que a Prefeitura já vem trabalhando para solucionar o problema e erradicar o lixão “o quanto antes”. Ainda segundo da Bahia, os resíduos coletados no Município vêm sendo colocado na área “de forma provisória”.
Quanto à questão das casas, o Prefeito Correntino ressaltou que elas “ainda não tem moradores e estão em fase de acabamento”. O Prefeito também ressaltou que “a empresa que venceu o processo licitatório, está em fase de conclusão (das obras) para que essas casas sejam entregues as pessoas contempladas que já estão cadastradas e devidamente regulamentadas”. Ele também garantiu: “não tem moradores ainda nessas residências e esse lixo será retirado o quanto antes, pois a Prefeitura está tomando todas as medidas cabíveis para que este problema seja resolvido”, finalizou o Prefeito Edimilson da Bahia.
Vale registrar que uma Medida
Provisória expedida pela Presidência da República e aprovada no Congresso
Nacional prorrogou o prazo para os Municípios erradicarem os lixões e
implantarem políticas públicas de gestão de resíduos sólidos até agosto de
2018. Esse prazo se expirou em 2014, mas foi prorrogado, haja vista que 3.500 Municípios
não cumpriram a medida.
Clique em player e ouça a posição
do Prefeito Correntino na Íntegra: