quinta-feira, 10 de novembro de 2016

BOI FESTIVAL: Macuca agora é do Mundo


Caminhando para a sua 12ª edição, o Festival da Macuca promete iniciar uma nova fase em sua história. Marcado para acontecer entre os dias 2 e 4 de dezembro, no Sítio Macuca, município de Correntes, o antes Macuca Jazz e Improviso agora atende pelo nome de Macuca do Mundo e seguirá a tendência dos festivais locais de investir na experiência tanto quanto nas apresentações musicais.

Na programação anunciada hoje, nomes já conhecidos da cena local. Nos dias 2/12 (sexta-feira) e 3/12 (sábado), o Festival receberá shows, oficinas e declamação de poesia, com uma mesa de poetas. Já domingo (4/12), o Festival será encerrado com um cortejo aberto ao público do Boi da Macuca, no povoado de Poço Comprido, tudo isso agora sob a organização da Rec-Beat Produções.

"Não quero fazer do Macuca uma réplica do Rec-Beat Recife, a ideia é reforçar a tradição, entrando nesse primeiro momento com ênfase na parte técnica, curatorial, oferecendo uma boa estrutura ao público, ampliando a área de acampamento, técnica, palco, som e luz, mas integrado ao conceito do que já existia antes", afirma o produtor Antonio Gutierrez. As mudanças na organização, assegura Ele, foram pensadas em conjunto com José de Oliveira - o Zé da Macuca - idealizador do evento e proprietário do sítio sede da celebração. "Pensamos juntos, principalmente a parte musical, havia muitas bandas que gostariam de tocar lá e conseguimos viabilizar para que acontecesse. Mas, é como eu disse, o Rec-Beat tem uma cara que faz com que só possa acontecer no Recife, o Macuca é outra coisa.

Entre as inovações disponibilizadas para quem pretende aproveitar dia e noite no lugar estão dois telescópios para observação do céu. "Estamos tentando alguém para mapear as constelações aparentes nos três dias. Vamos ter oficinas de fotografia, percussão, mesa de poetas, flash day de tatuagens com a artista Ianah Maia, plantio de árvores - para iniciar a formação de um bosque - e várias outras coisas.

Clique na imagem para ampliar.
Houve, ainda, preocupação com a questão ecológica, com a substituição dos banheiros químicos por sanitários secos, através do qual os resíduos orgânicos podem ser transformados em adubo. Os portões abrem às 14h da sexta-feira, dia 2, para a ambientação na área de acampamento. 

Os shows começam às 20h, com Freveberibe, Isadora Melo e Juliano Holanda, Karina Buhr e Banda Eddie. No sábado, as atrações musicais ocupam o palco a partir das 19h40, com Coutto Orchestra (SE), Coco Raízes de Arcoverde, Cidadão Instigado (CE), JuanaFé (Chile) e o pernambucano Siba. No domingo, terceiro e último dia, haverá pintura artística com Cris Malta, seguida da concentração do Boi da Macuca em Poço Comprido e saída do Cortejo com a Orquestra de Frevo do Maestro Oséas. Os Ingressos para os dois dias custam R$ 85 e estão disponíveis no site: http://www.sympla.com.br/. (Com informações e imagens do Jornal do Commercio. CONFIRA)