domingo, 20 de novembro de 2016

GARANHUNS: Natal Luz é destaque na Mídia e recebe visitantes de todo o Nordeste


O Natal Luz de Garanhuns segue sendo destaque nos principais veículos de comunicação do Estado. Depois do Jornal do Commercio e do Diário de Pernambuco, agora foi a Folha de Pernambuco que publicou uma extensa reportagem a cerca da realização, que movimenta Garanhuns até o próximo dia 31 de dezembro.

Reportagem assinada pelo jornalista Daniel Medeiros e publicada no caderno Diversão&Arte, da Folha de ontem, dia 19, registra que apesar de ainda estarmos em novembro, os moradores e visitantes de Garanhuns já se deparam com “luzes piscando sem parar, canções natalinas tocando por todos os cantos e Papai Noel distribuindo sorrisos por onde passa”.

“Seguindo o tema “A magia do Natal”, as principais ruas, avenidas e praças do Município receberam ornamentos que remetem ao clima lúdico da festividade. A fachada do Palácio Celso Galvão, sede da prefeitura local, foi toda iluminado para o evento. Do mesmo modo, a Praça Tavares Correia, onde fica o famoso Relógio das Flores, foi enfeitada conforme a ocasião. Toda a decoração envolveu 50 artesões locais, que desde fevereiro se dedicaram à produção de bichos de pelúcia, duendes, doces e outros objetos”, publicou a Folha de Pernambuco.

Ainda segundo a reportagem de Daniel Medeiros, ao “visitar Garanhuns, é quase impossível não se lembrar de Gramado, que há três décadas organiza um Natal famoso em todo o Brasil. A cidade gaúcha serviu sim de inspiração, mas o projeto pernambucano guarda algumas particularidades”, redigiu o Jornalista. “Esse é o quarto ano que realizamos esse projeto. O Natal agrega toda a família: pai, mãe, filhos e avós. Por isso, achamos estratégico investir nessa festa, que atrai visitantes para a cidade e movimenta o nosso comércio. Queremos que, a cada ano, mais e mais pessoas conheçam o Natal de Garanhuns”, afirmou o Prefeito Izaías Régis (PTB) a reportagem da Folha.

INALDO SAMPAIO TAMBÉM DESTACA O NATAL – E o jornalista Inaldo Sampaio, um dos principais colunistas de política do Estado, também repercutiu o Natal Luz de Garanhuns. Inaldo publicou: “o Prefeito reeleito de Garanhuns, Izaías Régis (PTB), “limpou sua barra” com a rede hoteleira municipal ao reprisar este ano o “Natal Luz” que tem atraído turistas do Estado inteiro. Donos de hotéis ficaram irados com o prefeito por ter deixado escapar para Gravatá o “Garanhuns Jazz Festival”, mas o sucesso do “Natal Luz”, que vai de 11 de novembro e 31 de dezembro, está reparando o prejuízo”.

É importante destacar que a estimativa da Prefeitura é que Garanhuns receba mais de 230 mil turistas durante a programação do Natal Luz 2016, com pessoas vindas de diversas partes do Nordeste. “É a primeira vez que estou participando. Estou com um grupo de 40 pessoas do Rio Grande do Norte aqui e nós estamos realmente encantados, principalmente com toda essa decoração. A Prefeitura de Natal deveria fazer uma imersão aqui para ver como a cidade de Garanhuns está tão linda. O prefeito está de parabéns mesmo. Está tudo fantástico", registrou a turismóloga Elizabeth Cocentino (na imagem ao lado do Prefeito Izaías Régis), que coordena o Turismo Social do Sesc Potiguar.

A programação do Natal Luz – A Magia do Natal - tem sequência hoje, dia 20, a partir das 18h, com o Desfile do Papai Noel e a visitação a casa do bom velhinho. Já a partir das 19h30mim têm inicio as apresentações no palco montado ao lado da Prefeitura. O espetáculo Cavalo Marinho, da Apae/Garanhuns; a Orquestra Meninos de Saloá  e a Big Band Jazz Premium, são as atração da noite no Natal Luz de Garanhuns. Antes, a partir das 17h30min, no distrito de São Pedro, tem a abertura do Natal Luz nos distritos com o Grupo de Dança Reviver do Sesc de Garanuns; o Reisado Unidos com Alegria, do Cras Heliópolis; o Coral do Sesc Garanhuns “Modinhas” e a Orquestra Manoel Rabelo. (Com informações da Folha de Pernambuco e imagens de Ruthe Santana e Camila Queiroz/SECOM/PMG)

Confira a programação completa do Natal Luz clicando AQUI.  

Leia a matéria da Folha de Pernambuco na Íntegra clicando AQUI.




"TRADIÇÃO CULTURAL DO NOSSO NATAL
Garanhuns oferece shows nos fins de semana dentro da programação do Natal Luz, que segue até 23 de dezembro.

Por: Daniel Medeiros, da Folha de Pernambuco 

Luzes piscando sem parar, canções natalinas tocando por todos os cantos, Papai Noel distribuindo sorrisos por onde passa. Ainda estamos em novembro, mas esse já é o cenário encontrado por quem visita Garanhuns, distante a cerca de 230 km do Recife. Desde o último dia 11, a cidade do Agreste de Pernambuco vive o Natal Luz 2016, que deve atrair moradores e turistas até o final do ano, com apresentações culturais, decoração especial e desfiles de carros alegóricos.

Seguindo o tema “A magia do Natal”, as principais ruas, avenidas e praças do município receberam ornamentos que remetem ao clima lúdico da festividade. A fachada do Palácio Celso Galvão, sede da prefeitura local, foi toda iluminado para o evento. Do mesmo modo, a Praça Tavares Correia, onde fica o famoso Relógio das Flores, foi enfeitada conforme a ocasião. Toda a decoração envolveu 50 artesões locais, que desde fevereiro se dedicaram à produção de bichos de pelúcia, duendes, doces e outros objetos.

A programação cultural é mais um item atrativo do festejo natalino garanhuense. As apresentações estão divididas em três polos fixos, além dos bairros periféricos. A abertura ficou por conta de quatro artistas locais: Kiara Ribeiro, Andréa Amorim, Amanda Back e Hercinho Gouveia. Hoje, às 20h, Kiara Ribeiro volta ao palco, além do cantor Cafuringa. Amanhã, a partir das 19h30, Cavalo Marinho da Apae Garanhuns, Orquestra Meninos de Saloá e Big Band Jazz Premium comandam a noite. 

As apresentações musicais ocorrem sempre nos finais de semana. Um dos destaques da programação é o show “Natal sanfonado”, que vai reunir forrozeiros como Maciel Melo, Petrúcio Amorim, Nádia Maia e Irah Caldeira, no dia 23 de dezembro.

Ao visitar Garanhuns, é quase impossível não lembrar de Gramado, que há três décadas organiza um Natal famoso em todo o Brasil. A cidade gaúcha serviu sim de inspiração, mas o projeto pernambucano guarda algumas particularidades. “Em primeiro lugar, as atrações são totalmente gratuitas. Fora isso, a gente não se esquece dos nossos folguedos populares, como reisado, cavalo marinho e pastoril. Acho que a tradição e essa cultura importada, que faz parte do universo natalino, podem conviver bem”, diz Cirlene Leite, Secretária de Cultura.

“Esse é o quarto ano que realizamos esse projeto. O Natal agrega toda a família: pai, mãe, filhos e avós. Por isso, achamos estratégico investir nessa festa, que atrai visitantes para a cidade e movimenta o nosso comércio. Queremos que, a cada ano, mais e mais pessoas conheçam o Natal de Garanhuns”, afirma Izaías Régis, prefeito do município. 

A estimativa da Secretaria de Turismo é receber mais de 230 mil turistas, vindos não só de cidades vizinhas a Garanhuns, mas também do Recife e de outros estados do Nordeste. Para o mês de dezembro, embora toda a rede hoteleira do município já esteja ocupada, alguns moradores estão disponibilizando as suas casas para aluguel".