quinta-feira, 10 de novembro de 2016

POLÊMICA: Novo Código Tributário é apreciado pelos Vereadores de Garanhuns


A Câmara de Vereadores de Garanhuns aprecia nessa sexta-feira, dia 11, o Projeto de Lei nº 050/2016, de autoria do Poder Executivo, que institui o novo Código Tributário do Município. Trata-se de uma Legislação que abrange as normas gerais de direito tributário, assim como traz normas particulares aplicáveis aos tributos, como IPTU, ISSQN, ITBI e demais taxas que integram o Sistema Tributário Municipal.

A matéria é complexa e a sua tramitação na Câmara é polêmica, haja vista que no entendimento do Vereador Sivaldo Albino (PPS), que faz oposição ao Governo Municipal, o Legislativo Municipal não se aprofundou no tema. “Duvido que qualquer companheiro Vereador hoje tenha a clareza desse Projeto e dos seus 306 artigos, o que jamais sem discussão e sem ouvir a população poderia ser votado nesta sexta feira, pelo momento de recessão que vivemos, isso é uma afronta total a população de Garanhuns”, pontuou Sivaldo em material distribuído a Imprensa e publicado nas redes sociais, que complementou: “hoje quem possui imóvel até 50 metros quadrados construído é isento do IPTU e com o novo Código não terá mais isenção, irá pagar IPTU”, alertou Albino, revelando valores de outras taxas municipais.

Mas a posição do Vereador e Candidato a Prefeito derrotado nas últimas eleições é duramente contestada pelo líder do Governo Izaías na Câmara, o vereador Haroldo Vicente (PSC). “Sivaldo não pode fazer esse tipo de questionamento, haja vista que Ele não vem comparecendo as reuniões da Câmara, nem das Comissões. Das cinco reuniões que tivemos após o resultado das eleições, no último dia 2 de outubro, Ele só compareceu a uma, mesmo assim no final dela! Ele sim não está preparado para analisar o Projeto e fica, mais uma vez, jogando para a platéia”, chamou à atenção Haroldo Vicente.

Ainda segundo Haroldo, o Projeto enviado pelo Executivo não institui aumento no valor das alíquotas e sim uma atualização do Sistema Tributário Municipal. “Nós não estamos aumentando impostos e sim atualizando o Sistema Tributário para ampliar a arrecadação. Já são quase 22 anos desde a aprovação do atual Código Tributário e oito que ele foi atualizado, então se trata de um Instrumento que está defasado”, esclareceu Haroldo, complementando: “todo o valor arrecadado no Município será revertido em obras e ações da Prefeitura. Isso já vem sendo feito! Foi assim que o Prefeito fez milhares de ações em Garanhuns! Esse trabalho será ampliado com a modernização do Código Tributário”, chamou a atenção o vereador e Vice-prefeito Eleito, Haroldo Vicente.

O Prefeito Izaías Régis (PTB) concedeu entrevista na Rádio Jornal e também esclareceu os detalhes do novo Código Tributário. Confira clicando em player: