quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Vereadores aprovam Atualização do Código Tributário de Garanhuns


Por maioria de votos, a Câmara de Vereadores de Garanhuns aprovou, em segunda votação, o projeto de Lei nº 050/2016, de autoria do Poder Executivo, que institui o novo Código Tributário do Município.


Trata-se de uma Legislação que abrange as normas gerais de direito tributário, assim como traz normas particulares aplicáveis aos tributos, como IPTU, ISSQN, ITBI e demais taxas que integram o Sistema Tributário Municipal. Os vereadores Sivaldo Albino (PPS) e Paulo Leal (PSB) votaram contrários à matéria, enquanto que Nelma Carvalho (PSB), Cláudio Taveira (PDT) e Gil PM (PSC) não compareceram a reunião realizada na manhã de hoje, dia 17. O Projeto agora segue para sansão do Prefeito Izaías Régis (PTB).  

Em Nota distribuída a imprensa na semana passada, por ocasião da aprovação em primeira votação na Câmara, o Governo Municipal rechaçou a posição do vereador Sivaldo Albino (PPS), de que o Projeto gerará aumento nas alíquotas dos tributos municipais

“O Projeto de Lei nº 050/2016 encaminhado ao Poder Legislativo tem como principal propósito atualizar o Código Tributário do Município em vigor, que é de 1998, modernizando os procedimentos e unificando legislações, como por exemplo, a lei do ISS – Imposto Sobre Serviços, que é de 2004 e agora fará parte da mesma legislação. Não há, portanto, aumento de impostos, mas sim a revisão de um código que ficou obsoleto em relação a Garanhuns de hoje”, registra trecho da nora emitida pela Prefeitura, que complementou: “o valor arrecadado em cada um dos nossos tributos, é devidamente devolvido ao cidadão na prestação de serviços e na realização de inúmeras obras de infraestrutura. Razão pela qual mesmo sem termos aumentado impostos durante esses quatro anos, conseguimos aumentar a arrecadação, parte também pelo reconhecimento da população que por ver as ações da Prefeitura chegando até elas, devolvem com o pagamento dos seus tributos”.