Ex-prefeito Gilvan Pereira. |
Uma auditoria especial realizada no Município de Saloá
constatou irregularidades na gestão da folha de pagamento da Prefeitura no
exercício de 2011, quando o município era governador por Gilvan Pereira (PSB).
O relator do processo na Segunda Câmara foi o conselheiro João Campos que fez
determinações para a correção das falhas encontradas, além de determinar a
instauração de um processo administrativo disciplinar.
De acordo com o voto do relator, as principais falhas
encontradas na auditoria foram:
- Pagamento a servidores domiciliados em outros Estados;
- Pagamento a servidores com CPF inválido ou inexistente no banco de dados da Secretaria da Receita Federal do Brasil;
- Pagamento a pessoas físicas que não constam no cadastro
de pessoal;
- Servidores com acumulação de cargos/funções/empregos e
ou aposentadorias públicas;
- Professores com remuneração inferior ao piso salarial
da categoria;
- Servidores admitidos durante o período eleitoral;
- Quantitativo de servidores temporários/comissionados
superior ao de servidores efetivos.
Ficou determinado ao atual gestor da Prefeitura, o Prefeito Ricardo Alves (PMDB), o seguinte:
- O saneamento das falhas existentes nos registros funcionais, conforme os fatos apontados pela auditoria do TCE;
- Verificação da legalidade da acumulação de
cargos/funções/empregos e ou aposentadorias públicos;
- Adequação da remuneração dos professores;
- Levantamento das necessidades de pessoal do Poder
Executivo, com a finalidade de se proceder ao devido concurso público.
Além disso, ficou estabelecida pelo Tribunal a instauração, no prazo de 30 dias, de processo administrativo disciplinar para se verificar a legalidade da acumulação de cargos no âmbito municipal. A Coordenadoria de Controle Externo do TCE verificará nas próximas auditorias o cumprimento dessa decisão por parte da Prefeitura.