sexta-feira, 1 de março de 2013

SAMU – As ambulâncias chegaram, mas quando entrarão em funcionamento?


Foto: Heronides Silvestre.
O Governador Eduardo Campos (PSB) entregou 36 ambulâncias do SAMU para diversas prefeituras do Estado. Delas, 22 vieram para o Agreste Meridional, sendo 20 unidades consideradas básicas e duas com equipamentos de UTI móvel.

Ao chegarem aos seus respectivos Municípios, as ambulâncias foram comemoradas. Teve Prefeito que desfilou pelas ruas da cidade dirigindo o veículo, outros promoveram apenas o desfile e em algumas localidades o equipamento foi motivo de disputa para ver quem solicitou o benefício. Politicagem a parte, o fato é que as ambulâncias chegaram, mas não serão usadas de imediato.   

É que os veículos de salvamento são ligados ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) e precisam de uma equipe técnica, além de uma Central de Regulação para começarem a servir a população. 

Na teoria, a Central de Regulação é acionada por uma chamada gratuita, para o telefone 192. A  ligação é atendida por técnicos que identificam a emergência e, imediatamente, transferem o telefonema para o médico regulador. Esse profissional faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente, ou a pessoa que fez a chamada, sobre as primeiras ações. Ao mesmo tempo, o médico regulador avalia qual o melhor procedimento para o paciente: orienta a pessoa a procurar um posto de saúde; designa uma ambulância de suporte básico de vida, com auxiliar de enfermagem e socorrista para o atendimento no local; ou, de acordo com a gravidade do caso, envia uma UTI móvel, com médico e enfermeiro. Com poder de autoridade sanitária, o médico regulador comunica a urgência ou emergência aos hospitais públicos e, dessa maneira, reserva leitos para que o atendimento de urgência tenha continuidade. A Portaria que regula a implantação do SAMU estipula um prazo de 90 dias para que as Prefeituras organizem o serviço e o coloquem em operação.

Aqui em Garanhuns, o SAMU vai funcionar com duas unidades, uma de Suporte Básico e uma Unidade Avançada de Saúde. De acordo com o secretário de Saúde, Harley Deivson, a Base (Central de Regulação), onde os profissionais ficarão de plantão para atender as ocorrências, funcionará no prédio do antigo Hospital Municipal (desativado em janeiro pelo Prefeito Izaías Régis). 

As equipes já estão sendo formadas. A contratação dos profissionais que prestarão o serviço se dará através de analise do histórico profissional. Os candidatos que preencherem os requisitos para atuar no SAMU podem entregar os seus documentos na sede da Secretaria de Saúde, localizada no Centro Administrativo.

Ao todo serão contratados 26 profissionais, sendo 8 motoristas; 4 técnicos de enfermagem; 7 enfermeiros e 7 médicos. Os recursos para efetuar o pagamento dos profissionais são oriundos das esferas: federal, estadual e municipal.