sábado, 22 de agosto de 2015

Deputado denuncia Fraude em Enquete. Garanhuns é Citada


Garanhuns foi destaque na Câmara dos Deputados, em Brasília. É que o deputado federal Diego Garcia, do PHS-PR, denunciou a manipulação de votos numa enquete sobre o Estatuto da Família, realizada pelo site oficial daquele Poder, em que 122 mil votos foram computados em um único dia, para uma única opção, de um computador aqui em Garanhuns.  

A enquete foi criada no dia 11 de fevereiro de 2014, noticiada algumas vezes no site institucional e em veículos de comunicação. A pesquisa perguntava: "você concorda com a definição de família como o núcleo formado a partir da união de um homem e uma mulher prevista no projeto que cria o estatuto da família?".

Garcia reclamou ao presidente da Casa, Eduardo Cunha, que a vitória de 51,62% (Não) contra 48,09% (Sim) para o conceito de núcleo familiar no Estatuto da Família não pode ser considerada. O solidarista é representante da Comissão Especial que analisa o projeto de lei 6583/13 e pediu à administração da Casa para publicar uma nota no portal com os dados reais, considerando apenas um voto por IP.

De acordo com dados fornecidos pelo Centro de Informática (Cenin), de fato, houve expressiva votação individual. Segundo Diego Garcia, mais de três milhões de votos são de apenas 66 computadores, sendo que mais de 1,6 milhões vieram de um único IP. Além disso, 122 mil votos foram computados em um único dia, para uma única opção, na cidade de Garanhuns. A Cidade possui 136 mil habitantes, ou seja: praticamente toda a população teria participado da enquete.

“Como relator peço que publique uma nota no portal da Câmara, passando as informações corretas para a população brasileira e que seja considerado na enquete um voto por computador. Se isso acontecer, nós estaremos falando de um resultado de 67% para SIM e 33% para NÃO”.

Eduardo Cunha disse que a presidência vai determinar as providências legais para verificar a denúncia, mesmo que seja por estabelecimento de sindicância e que o resultado dela será disponibilizado de forma pública. (Com informações de http://www.npdiario.com/noticia/18642/deputado-denuncia-fraude-em-enquete )

Clique em Player e confira o pronunciamento do Deputado sobre o tema: