sexta-feira, 14 de agosto de 2015

GARANHUNS: Agricultores reciclam Água para o uso no Plantio


Um projeto sustentável está mudando a rotina de quem mora na zona rural de Garanhuns. A água, que antes era jogada fora, agora passa por um procedimento para ser reutilizada na agricultura. No município, 26 sistemas foram montados e há mais 100 em outros quatro municípios da Região.

"O sistema reúso 'Bioágua' aproveita as águas cinzas, que são as águas das torneiras, do banho e a água do tanque da lavação de roupa. A água de fossa não inclui", detalha a coordenadora de obras do projeto, Adriana Gouveia.

A água utilizada vai para uma caixa de coleta de gordura que fica no lado de fora da casa. Quando está cheio, o reservatório faz a canalização para outro recipiente com minhocas e humus, um tipo de esterco, adubo orgânico. As minhocas têm a função de comer e remover a gordura presente na água. Esta é a primeira etapa de filtragem.

Ao todo são cinco camadas, além desta com minhocas e húmus. Tem a segunda, com a serragem, que também serve de alimento para as minhocas. A estrutura segue areia, brita e seixo. A profundidade do filtro é de um metro. "Foi um milagre que aconteceu, né? Eu tinha vontade de fazer uma horta, mas não tinha condições. Agora tem", comemora a agricultora Cleonice Alves.

Depois da filtragem, é realizado o bombeamento para as mangueiras de gotejamento. O resultado é economia e o plantio irrigado com água rica em fertilizantes. Pelo padrão de montagem, são 152 metros quadrados de área coberta.

A gerente do projeto na região, Fernanda Wanderley, ressalta a importância da iniciativa. "Em várias comunidades que a gente vem atendendo, o que nos chamou muito a atenção foi a mudança no quintal produtivo dessas pessoas. Eles não tinham nenhum tipo de insumo, nenhum tipo de alimentação e com um curto prazo de um mês elas já têm alimento para a família. E quiçá, alguns excedentes para comercialização em feiras agroecológicas", finaliza Fernanda Wanderley. 

Para saber mais sobre esse projeto, clique AQUI

(Com informações do G1 Caruaru)