domingo, 16 de agosto de 2015

GARANHUNS: Prefeitura trabalha em projeto do Teleférico do Magano e Trem pode voltar para o Centro Cultural


Ainda não é oficial, mas o Blog do Carlos Eugênio apurou que técnicos da Prefeitura de Garanhuns vêm trabalhando num projeto que visa colocar em prática a ideia defendida pelo engenheiro Paulo Camelo há vários anos: o Teleférico.  

Cogita-se que a secretaria de Planejamento já confecciona o projeto, que a cada dia ganha corpo, e que pode sim se tornar viável. Especula-se que o Prefeito Izaías Régis (PTB) vem trabalhando na captação de recursos para as obras e trata, nos bastidores, da compra, desapropriação ou doação de uma área pertencente aos empresários da Água Mineral Serra Branca para instalar o equipamento turístico. O Teleférico teria três pontos. O inicial no Cristo do Magano, onde seria instalada a Estação de Embarque. O segundo trecho seria nas imediações da Gruta do Magano, e a plataforma final, de desembarque, deveria instalada nas imediações da rua Sátiro Ivo, mais precisamente, na área do popular Cais do Magano.



Outra ação que vem sendo trabalhada pela Prefeitura é a instalação do Trem e de parte dos seus trilhos ao lado do Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti. O Projeto também segue sendo tratado como especulação, todavia, servidores do Governo Izaías Régis já estudam o melhor local para instalação da Rotunda, que é uma espécie de girador, uma estrutura ferroviária circular, utilizada para inverter a direção da locomotiva. Caso se concretize a instalação, o Centro Cultural voltará a contar com a locomotiva, que não faria viagens, estaria exposta apenas para visitação permanente.

O Blog do Carlos Eugênio tentou contato com o Prefeito Izaías Régis para que pudesse confirmar as especulações quanto a esses projetos, mas não obtivemos sucesso.