sábado, 29 de agosto de 2015

Cidadãos reprovam decisão de Estacionar Veículos na Praça Mestre Dominguinhos


Foi só a Prefeitura de Garanhuns, através da AMSTT, iniciar os trabalhos de demarcação da área e anunciar que a Praça Cultural Mestre Dominguinhos passará a ser utilizada como estacionamento, para ‘choverem’ posicionamentos contrários a medida através das redes sociais.

O Local que é o palco principal para o Festival de Inverno e para outras festividades do Município passará a oferecer 360 vagas de estacionamento, mediante a Zona Azul. Segundo a AMSTT, o sistema rotativo deverá entrar em funcionamento já nesse mês de setembro, todavia será suspenso durante o período de eventos em que o local voltar a se tornar polo de animação.

Através das redes sociais, diversos cidadãos se mostram contrários à medida. O radialista Jonas Lira, que atuou na Rádio Sete Colinas, postou no facebook: “Dominguinhos, um "FLANELINHA" que sabia tocar sanfona, é homenageado em sua terra natal, emprestando seu nome a um grande estacionamento de veículos”. Já o cidadão Adriano Tenório registrou que os munícipes deveriam ter sido consultados antes da decisão: “No primeiro momento da notícia, tenho certeza que muitos acharam a proposta uma ideia bem proveitosa, mas que na verdade não é. Deveria sim haver um melhor aproveitamento daquele espaço durante todo o ano, mas algo bem diferente, de preferência algo no sentido de lazer para as famílias e turistas”, pontuou através de Grupos no facebook.

A preocupação dos cidadãos não é apenas com o simbolismo do local, mas também com a sua conservação, já que o piso da Praça é composto por pedras portuguesas. “Não demorará para testemunharmos a deterioração da Esplanada como um todo. Se a proposta é desafogar o trânsito e proporcionar uma opção de acesso e acomodação dos transportes utilizados para ir ao centro e redondezas, mais uma vez vemos uma medida decadente, já que o mundo pede atitudes e projetos que estimulem as pessoas a usarem menos os veículos particulares e procurem usar os meios públicos de locomoção ou até mesmo as suas bicicletas”, defendeu o cidadão Adriano Tenório. 

“A segunda morte de Dominguinhos. Esse é o sentimento da população de Garanhuns, ao testemunhar que o espaço a ele destinado em sua homenagem, foi transformado em um insignificante estacionamento para veículos”, chamou a atenção o radialista Jonas Lira, que teve a sua posição aprovada por diversos internautas.


A intervenção dos Vereadores também é solicitada nas diversas postagens que circulam nas redes sociais. Todavia, até o momento, a Prefeitura de Garanhuns, através da AMSTT, sequer sinaliza a mudança do projeto inicial e a Praça que homenageia o Mestre da Sanfona deverá mesmo receber os mais diversos modelos de automóveis comercializados no País.