quarta-feira, 19 de agosto de 2015

IPHAN reconhece Sítio de Iati como área Arqueológica. Prefeitura trabalha para implantar Parque Municipal


O Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (IPHAN) reconheceu o Sítio Boi Branco, em Iati, como área Arqueológica. É que o local apresenta várias pinturas rupestres. O Órgão Federal já se colocou a disposição da Prefeitura daquele Município para apoiar as ações visando tornar o Sítio Arqueológico da Pedra Pintada como Parque Arqueológico Municipal.

A área localizada no Assentamento Boi Branco, na zona rural e distante cerca de 20Km do centro de Iati, apresenta diversas marcas e desenhos talhados. Supõe-se que as pinturas foram feitas há milhares de anos pelos homens primitivos que habitaram a localidade. Para os estudiosos, as pinturas rupestres representam um pouco da crença e do cotidiano dos povos antigos. Os desenhos são talhados nas diversas pedras que integram o Espaço.

“O IPHAN nos oficializou que concederá apoio institucional, através de suporte técnico para ações educativas, instalação da sinalização e cercamento do local. Agora é buscar captar os recursos e tornar viável a implantação do Parque Arqueológico”, registra o secretário de Cultura de Iati, Sandoval Ferreira.

“Com a instalação desse Parque, poderemos proporcionar um espaço para que os visitantes, os turistas possam saber desse acontecimento histórico de mais de dois mil anos, assim como para que possamos preservar essa área e manter viva a memória dos povos antigos”, registrou o Prefeito Padre Jorge, se mostrando confiante com a viabilidade do Projeto.