quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Jovem que nasceu sem braços é exemplo de superação em Garanhuns


A emocionante e singular história de vida de Tatiana Lourenço, de 32 anos de idade, é um exemplo de força de vontade e determinação. A jovem garanhuense, que já nasceu sem os dois braços, realiza, com os pés, todas as atividades domésticas que, habitualmente, são realizadas com os membros superiores, como lavar louças, pentear os cabelos, decorar unhas e até mesmo fazer crochê. Na Semana da Pessoa com Deficiência, que vem sendo vivenciada em todo o Brasil, Tatiana passa a ser exemplo de superação.

Desde pequena ela usava seus pés como se fossem suas mãos. Sua agilidade e flexibilidade impressionam a todos que com ela convivem. “Quando eu estudava, muitas pessoas me olhavam de forma estranha, mas isso nunca foi motivo para que eu desanimasse na vida, sempre encarei com naturalidade, e nunca desisti dos meus objetivos”, declara Tatiana.

Tatiana já foi beneficiada com uma casa, através do programa federal ‘Minha Casa, Minha Vida’, e também já conta com os benefícios do Passe Livre - programa federal que visa proporcionar às pessoas com deficiência, e carentes, a terem gratuidade nas passagens para viajar entre os estados brasileiros. Serviços nos quais são executados, em Garanhuns, por meio da Secretaria de Assistência Social. 

“Sou muito grata a tudo que fizeram e fazem por mim. Quando estou passando por alguma dificuldade é lá que me ajudam”, afirma, emocionada. Além de seguir sua vida de forma normal, Tatiana também encontrou um companheiro. Ela irá se casar no próximo dia 11 de setembro. 

(Reportagem e fotos Luanny Porto/Cloves Teodorico/PMG)