sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Estudantes de Medicina terão vivência em Unidades de Saúde de Garanhuns


Para promover a saúde e auxiliar na prevenção de doenças e agravos na sociedade, o Governo Municipal de Garanhuns, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com a Universidade de Pernambuco (UPE), irá inserir 40 estudantes da referida instituição de ensino em 10 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s). Os formandos, que terão o médico como preceptor de suas atividades, estarão nas unidades discutindo temas de maior necessidade da população da área, de acordo com o perfil da comunidade, que será traçado por eles mesmos, em visitas domiciliares, junto aos agentes comunitários de saúde.

Durante o período da manhã, os estudantes abordarão, em palestras, e irão auxiliar a população com respeito a assuntos específicos, como: saúde mental, câncer de próstata e útero, hipertensão e outras doenças, tendo o primeiro contato com essas pessoas e, à tarde, levarão para as salas de aula alguns casos e as experiências adquiridas para serem debatidas com os professores. Dessa forma, os formandos em medicina poderão estudar, entender e avaliar a rotina de pacientes que convivem com patologias mais prevalecentes na área, colaborando com a melhoria dos serviços no Município.

“Com essa ação, nós interferimos na base de formação dos profissionais da área, que vai definir quem serão os nossos futuros médicos. Além disso, nós humanizamos ainda mais os atendimentos por meio do maior contato que esses estudantes terão com a população”, comenta o secretário de Saúde de Garanhuns, Alfredo de Góis.

Ao final do período de atuação dos estudantes, os médicos das unidades que estarão acompanhando essa aprendizagem, receberão um certificado de preceptoria.

SEMANA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA – E a Secretaria de Saúde, durante esta semana, tem promovido atividades e intensificado ações direcionadas às pessoas com deficiência. O intuito dessas ações, realizadas em alusão à Semana da Pessoa com Deficiência, é sensibilizar a sociedade para os direitos fundamentais das pessoas com deficiência. A mobilização nacional tem como tema “Transversalidade: O Caminho para as Políticas Públicas Inclusivas”.  As 35 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e os dois pontos de apoio estão envolvidos nas ações, que seguem até o dia 31 deste mês.