quarta-feira, 16 de março de 2016

Professores de Garanhuns aderem a Greve Nacional da Educação


Professores das redes Municipal e Estadual aqui de Garanhuns paralisaram as atividades educacionais por três dias. Eles aderiram a Greve Nacional da Educação proposta pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e outros órgãos nacionais e regionais, como o SINSEMUG.

No dia de ontem (15), muitos alunos ficaram sem estudar, todavia a paralisação que acontece até amanhã, dia 17, vem sendo parcial na maioria das Unidades de Ensino geridas pela Prefeitura. De acordo com o Sindicato dos Servidores Municipais de Garanhuns (SINSEMUG) cerca de 70% das escolas da Rede Municipal de Ensino paralisaram as atividades.

De acordo com a professora Ana Paula Soares, da Rede Municipal de Ensino, os professores reivindicam melhores condições de trabalho. “O Município tem tido várias dificuldades e nós professores estamos sofrendo com a falta de recursos para trabalhar, para fazer um trabalho efetivo nas escolas com os alunos. Nós estamos preocupados com uma educação de qualidade”, pontuou a Educadora em entrevista veiculada no ABTV, da TV Asa Branca.

Segundo Luciano Florêncio, que preside o SINSEMUG, os profissionais reivindicam o a reajuste salarial linear de 11,36%; flexibilidade das aulas atividades e melhores condições de trabalho; além da incorporação da titulação na gratificação. 


A POSIÇÃO DA PREFEITURA – A Secretaria de Educação de Garanhuns contesta as reclamações dos professores, dizendo que “todas as escolas tem material de expediente completo e merenda”. Informou que para os alunos que forem à aula terão a garantia do serviço normal. Sobre o reajuste salarial pedido pela Categoria, a Secretaria informou que “depois da Semana Santa vai convocar Sindicato, Professores e Secretários Municipais da Fazenda e de Administração para uma reunião e assim ver a possibilidade do reajuste”. Um calendário de reposição das aulas deve ser apresentado pelos Gestores das Escolas até a próxima sexta-feira. (Com informações e imagens do ABTV/TV Asa Branca)