quinta-feira, 17 de março de 2016

Prefeitura garante atendimento de Pediatras para as Crianças de Garanhuns


A Prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria de Saúde, vem garantindo o atendimento ambulatorial pediátrico para as crianças do Município, sobretudo aquelas que deixam de ser consultadas por falta de pediatras no Hospital Regional Dom Moura. É que atualmente, aquela Unidade Hospitalar só dispõe de especialistas no atendimento de crianças as segundas e quartas-feiras.

De acordo com informações do Secretário Executivo de Saúde, Harley Davidson, depois de entendimentos junto às direções da 5ª GERES e do Hospital Regional Dom Moura, desde o último dia 15, o Centro de Especialidades da Saúde da Mulher e da Criança (CESMUC), que funciona na Avenida Simoa Gomes, nº 346, mais precisamente nas imediações do Parque Euclides Dourado, passou a atender, com consultas, as crianças, de Garanhuns, cujos pais procuram atendimento no Dom Moura.

“As crianças de Garanhuns cujos responsáveis forem procurar o serviço pediátrico de Emergência no Hospital Regional Dom Moura terão uma classificação de risco e os serviços que demandarem Urgência e Emergência serão atendidos no próprio Hospital (Dom Moura). Já os serviços de menor complexidade, aqueles que têm a sua resolução a nível ambulatorial, serão encaminhados com uma Guia do Hospital Dom Moura aqui para o CESMUC, durante os cinco dias úteis da semana (de segunda a sexta-feira), para que nós possamos estar garantindo o atendimento a essas crianças nos nossos serviços”, esclareceu o Secretário Executivo de Saúde de Garanhuns.

Indagado se existe a possibilidade de o atendimento ser estendido também aos feriados e aos finais de semana, Harley Davidson, explicou que o serviço de urgência e emergência não compete a Prefeitura. “O Município de Garanhuns neste momento está prestando um serviço de nível ambulatorial. Nós não fazemos o serviço de urgência e emergência. Esse serviço (urgência e emergência) compete ao Hospital Regional Dom Moura. O papel do Município nesse momento é fazer o atendimento de qualidade na atenção básica e ter uma retaguarda de especialistas, nesse caso de pediatria, para estar atendendo aqueles casos que não são resolvidos na Atenção Básica”, esclareceu Davidson.

A ESTRUTURA DO CESMUC - Com uma oferta de aproximadamente 1.200 consultas médicas ao mês, o CESMUC oferece atendimento médico nas especialidades de pediatria e ginecologia clínica (durante todos os dias da semana); pré-natal de alto risco; patologia cervical; ortopedia; dermatologia; nutrição e psicologia. Além disso, no Centro de Especialidades da Saúde da Mulher e da Criança são realizados cerca de 560 exames de ultrassonografia e aproximadamente 150 exames de prevenção de câncer de colo do útero, mensalmente. Ainda no CESMUC funciona o Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS).

Para o secretário de Saúde de Garanhuns, Alfredo de Góis, o CESMUC é a confirmação do compromisso do Prefeito Izaías Régis (PTB) com uma maior atenção materno-infantil em Garanhuns. “Por meio do CESMUC nós garantimos exames básicos de pré-natal e damos todo o suporte para as mulheres de Garanhuns. A assistência em saúde inicia logo no planejamento familiar, prepara a mulher para a gestação e esse acompanhamento segue no período pós-parto e no desenvolvimento das crianças”, avaliou o Secretário de Saúde de Garanhuns.

Clique em Player para ouvir a Entrevista com o Secretário Executivo de Saúde, Harley Davidson.