sábado, 12 de março de 2016

CONCURSO: Com 1.500 vagas, PM de Pernambuco Inscreve até 10 de abril


Os interessados em participar do concurso para a Polícia Militar de Pernambuco têm até o dia 10 de abril para se inscrever, pelo site www.upenet.com.br . O Edital que prevê contratação de 1,5 mil soldados, com salário de R$ 2,319,88, foi publicado ontem, no Diário Oficial do Estado. Pelo calendário de seleção estabelecido, os militares só deverão estar nas ruas a partir do segundo semestre de 2017.

A primeira etapa do concurso ­ realizada pelo Instituto de Apoio à Fundação Universidade de Pernambuco (Iaupe) ­ é dividida em cinco fases, começando pela prova objetiva. Ela será aplicada no dia 29 de maio, no Recife e Região Metropolitana, e nas cidades de Garanhuns e Caruaru (no Agreste), Nazaré da Mata (Zona da Mata), Petrolina e Serra Talhada (Sertão). Se necessário, o exame será estendido para cidades vizinhas. As demais avaliações, só no Recife.

Os aprovados nesta fase partem para os exames de aptidão física, entre 27 de junho e 18 de julho. Uma vez aptos, passam por avaliação psicológica, entre os dias 30 de julho e 10 de agosto. E depois, por exames médicos, de 30 de setembro a 30 de outubro. Durante esse processo, a Secretaria de Defesa Social fará uma investigação social dos candidatos, para avaliar suas condições morais e éticas. Todas têm caráter eliminatório.

Para participar da seleção da PM, os candidatos precisam ter entre 18 e 28 anos, além de ensino médio completo e carteira de habilitação. Também devem ter altura mínima de 1,65 metro para homens e 1,60 metro para mulheres. Não haverá reserva de vagas para pessoas com deficiência, tendo em vista a natureza do cargo.

FORMAÇÃO - Os 1,5 mil candidatos com melhor desempenho em todas essas avaliações serão chamados para o Curso de Formação e Habilitação de Praças, cuja data de realização só deverá ser definida a partir da conclusão da primeira etapa. A capacitação deve durar cerca de seis meses e se dará no Câmpus de Ensino Metropolitano I (Cemet I), localizado na BR­232, Km 8.3, Curado, Jaboatão dos Guararapes, em tempo integral, com regime de dedicação exclusiva. Durante o período de aulas, os alunos ganharão uma bolsa de R$ 970,42.

O Governo de Pernambuco também promete lançar concurso para as Polícias Civil (650 vagas) e Científica (316), ainda este mês. No caso da Civil, estão previstos 100 delegados, 500 agentes e 50 escrivães. (Com informações e Arte do Jornal do Commércio)